Benefícios da babosa incluem pele limpa e intestino saudável; conheça-os

Benefícios da babosa incluem pele limpa e intestino saudável; conheça-os

Conhecidos há milênios, os benefícios da babosa — ou aloe vera, como também é conhecida — têm sido, recentemente, difundidos pela nova geração através do TikTok.

hashtag “#aloeverajuice” — ou suco de babosa — já acumula mais de 14,5 milhões de visualizações na plataforma. Com uma simples pesquisa, é possível encontrar inúmeros usuários contemplando as vantagens do extrato para a saúde, como complementar rotinas de skincare, melhorar surtos de acne, fortalecer os cabelos e melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Com informações do “Eat This, Not That!”, conheça os benefícios da planta e saiba como desfrutar deles.

Benefícios da babosa

A babosa é uma suculenta, o que significa que ela é repleta de nutrientes. Seu gel é comumente usado de forma tópica para aliviar e tratar queimaduras, coceira e até mesmo eczema.

suco de babosa oferece muitos benefícios à saúde e pode ser consumido por seu valor nutritivo, pois é repleto de vitaminas B1, B2, B3, B6, B12, A, C e E — com as três últimas sendo antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas câncer.

Consumir o suco extraído da planta também pode:

• Estimular seu sistema imunológico;

• Regular o açúcar no sangue;

• Ajudar em problemas gastrointestinais;

• Fornecer benefícios antissépticos e anti-inflamatórios;

• Prevenir a desidratação;

• Fornecer propriedades antivirais;

• Melhorar a digestão;

• Aliviar gasesazia constipação.

Além disso, a babosa é ótima para a função hepática e pode ajudar a despertar o apetite enquanto regula seu peso.

Você também pode aplicar o extrato diretamente na pele durante um surto de acne, para tratar e clarear cicatrizes ou utilizá-lo periodicamente no lugar de seu sabonete facial para aumentar o fluxo sanguíneo da região e afastar bactérias ruins.

Como preparar o suco de babosa

Para que você possa aproveitar os benefícios do suco de babosa, ele deve ser preparado corretamente. Uma opção mais segura é consumir o suco pronto, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou supermercados.

De acordo com o portal “Tua Saúde”, de onde são as informações a seguir, a ingestão da aloína presente no látex na casca da babosa pode causar diarreia e dor abdominal, por isso, ela precisa ser descartada.

Se você preferir preparar o suco em casa, a instrução do portal é retirar as folhas da planta, lavá-las e secá-las bem e cortar os espinhos. Corte, também, a base da folha e deixe que a planta repouse na posição vertical para que o látex — parte amarela presente na folha — escorra.

Em seguida, corte as partes laterais da folha, no seu comprimento. Deite-as e levante, com cuidado, a casca de um dos lados, usando um objeto arredondado para evitar contaminar o gel com qualquer látex remanescente. Para retirar o gel da planta, utilize uma colher e descarte qualquer parte verde ou amarela que esteja presente.

Após a extração, leve o gel ao liquidificador, em uma proporção de 100 gramas de gel para um litro de água. Se quiser, adicione mel ou frutas.

Fonte:  ISTOÉ