Anchor Deezer Spotify

Assim como no BBB 23, aprenda a reciclar em casa com esses 4 passos simples

Assim como no BBB 23, aprenda a reciclar em casa com esses 4 passos simples

O BBB 23 já começa cheio de novidades. Na última quarta-feira (18), os participantes descobriram que se quiserem ganhar mais estalecas, deverão reciclar o lixo da casa de forma correta. Colocando cada alimento ou material utilizado nas lixeiras adequadas. E quem jogar lixo no lugar errado vai perder estalecas dentro do jogo.

A reciclagem não só dos plásticos como de outros materiais se faz necessária para reduzir o altíssimo impacto ambiental e na saúde. Cada um e cada um de nós pode contribuir positivamente, separando e descartando corretamente os resíduos recicláveis.

Para saber como fazer essa separação e descarte corretamente assim como a galera do BBB, Ecoa conversou com a catadora Anne Carolina, que usa seu perfil no Instagram, @annecatadora, para conscientizar e educar sobre reciclagem e a realidade dos catadores.

Mulher jogando lata de metal em lixeira de reciclagem

Mulher jogando lata de metal em lixeira de reciclagem - Getty Images - Getty ImagesImagem: Getty Images

  1. Separe o que é orgânico do que é reciclável

A separação é simples e não há a necessidade de separar os resíduos por tipo. Plásticos, papéis, vidros e metais podem ser descartados juntos. É só não misturar com resíduos orgânicos e pronto!

Como há uma infinidade de tipos do mesmo resíduo, isso pode dificultar ainda mais para as pessoas na hora da separação. Ninguém mais indicado e dotado desse conhecimento do que o próprio catador.

Cabe aos profissionais da cadeia de reciclagem fazerem a triagem do resíduo que é útil e descartarem o que não for.

Alguns materiais como eletrônicos, pilhas e baterias, óleo, medicamentos, espelhos, lâmpadas, entulho e gesso não são recicláveis e devem ser destinados a pontos de coleta específicos.

  1. Cuidado especial com resíduos perfurocortantes

É comum que vidros, seringas, agulhas e qualquer outro resíduo que possa causar ferimento sejam embrulhados e, às vezes, sinalizados com a escrita “vidro quebrado”, por exemplo. No entanto, Anne alerta que esse método não é nada seguro e nem inclusivo.

O mais adequado é cortar uma garrafa pet ao meio, colocar o resíduo, encaixar novamente a garrafa e selar com fita adesiva. Dessa maneira, não só fica garantida a segurança do coletor, que consegue ver através da garrafa o que está ali dentro, como também significa a inclusão de profissionais que não sabem ler e poderiam se machucar.

  1. Higienize os materiais antes do descarte

Um ponto de extrema necessidade que é ignorado é a higienização do material antes do descarte. Além de ser um ato de respeito e empatia com as pessoas que os manuseiam, a limpeza é a garantia que aqueles materiais estão preparados para a reciclagem. Resíduos descartados sujos tornam-se impróprios para a reciclagem devido à contaminação por orgânicos.

Após coletados, os materiais passam por uma triagem e depois uma lavagem de descontaminação. Somente resíduos aptos para a reciclagem passam por ela, o que significa que se o resíduo for descartado sujo, nem chega nessa etapa.

Tão ou mais importante que a lavagem dos materiais é a secagem. A umidade atrai vetores causadores de doenças, como ratos, baratas e moscas, o que pode ser perigoso tanto para a saúde de quem descarta e mais ainda para a de quem coleta.

Pessoa recolhe lixo reciclável

Pessoa recolhe lixo reciclável - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphotoImagem: Getty Images/iStockphoto

  1. Dê o destino correto

Para Anne, não existe uma única maneira correta de descarte e isso é ótimo, porque dá opções para diferentes perfis de pessoas: coleta seletiva das prefeituras, ecopontos, projetos sociais, Cataki e vários outros. Saiba como funcionam os principais deles:

Coleta seletiva da prefeitura

É a maneira mais simples de todas, embora ainda haja locais em que o caminhão não passe. Para ter o lixo coletado pelo caminhão da prefeitura da sua cidade, basta separar o lixo orgânico do reciclável e conhecer os dias e horários de cada coleta. Essa informação você consegue no site da prefeitura da sua cidade.

Ecopontos

Ao contrário do que muitos pensam, os Ecopontos não são pontos exclusivos para coleta seletiva. Os Ecopontos são locais que recebem pequenos volumes (até 1 m³) de resíduos como entulhos, móveis, podas de árvores e também materiais recicláveis. Alguns materiais como lixo eletrônico, lixo domiciliar, eletrônicos, pilhas e baterias, óleo, medicamentos, espelhos, lâmpadas, gesso e pneus não são aceitos.

Para saber onde fica o Ecoponto mais próximo de você, consulte o site da prefeitura da sua cidade.

Cataki e catadores

O Cataki é um aplicativo que conecta catadores, como a Anne Carolina, a pessoas que querem fazer descarte. O intuito é dar visibilidade e ajudar na valorização destes profissionais, de importância inestimável, mas que ainda são vistos de maneira marginalizada, preconceituosa e são bastante marginalizados tanto pela sociedade quanto pelo poder público.

Ser catadora não mudou a minha vida, mas mudou a minha percepção sobre ela. Muito do ser humano que eu sou e que trabalho pra ser, vem da experiência de ter que lidar com o trabalho na rua e com a recepção da sociedade para com ele.

Anne Carolina, catadora