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8 problemas que restaurantes e bares têm com o lixo e como resolvê-los

8 problemas que restaurantes e bares têm com o lixo e como resolvê-los

Confira quais são as principais dores de cabeça que o lixo pode trazer para o seu estabelecimento e descubra qual é a melhor solução para esses incômodos

As empresas do setor de alimentação são responsáveis, diariamente, por uma alta geração de resíduos orgânicos. Esses restos e sobras, considerados “lixo”, são um assunto muito sério, que não interfere apenas na sustentabilidade, mas também nos resultados do próprio negócio.

Restaurantes, bares, cafeterias, panificadoras e outros estabelecimentos podem ser prejudicados sem uma gestão de resíduos adequada, correndo o risco de criar um ambiente desconfortável para colaboradores, afastar clientes e trazer prejuízo para os proprietários. Entenda mais sobre todas essas adversidades causadas pelo lixo.

Problemas que o lixo pode gerar em restaurantes e bares

Chefs e donos de restaurante comentam quais são as principais dores de cabeça que o lixo orgânico pode causar. Confira:

  1. Gastos com sacos de lixo. Por conta do grande volume de orgânicos, também se faz necessária uma grande quantidade de sacos pretos reforçados na operação de um restaurante. Essa é uma despesa a mais, que pode pesar no caixa no final do mês.
  2. Frequência da limpeza. A cada troca do saco de lixo é preciso realizar uma limpeza nas lixeiras e no local para manter a higiene do ambiente, eliminando a presença de chorume e evitando outras consequências ruins. Essa demanda, além de exigir da equipe, também consome com mais rapidez os produtos de limpeza.
  3. Presença de mau cheiro. Mesmo com a retirada e a higienização frequentes, o simples acúmulo dos resíduos na lixeira pode gerar odores desagradáveis para o convívio, afetando colaboradores e clientes.
  4. Atração de insetos e roedores. Junto com o mau cheiro, os odores dos resíduos orgânicos aumentam a possibilidade da aparição de insetos e roedores no ambiente, comprometendo a qualidade e segurança dos alimentos.
  5. Demanda excessiva para os funcionários. O lixo orgânico, que tende a ser bem mais pesado, gera um trabalho e incômodo extra para funcionários que precisam manusear e transportar os sacos.
  6. Taxa da coleta de lixo. Outro efeito financeiro do lixo para estabelecimentos é a cobrança da coleta pela prefeitura. E para além da taxa, também as complicações que podem surgir na dependência do serviço.
  7. Desperdício e impacto negativo na natureza. Hoje, os resíduos orgânicos vão parar quase 100% em aterros sanitários, locais responsáveis por grande índice de poluição do solo, água e ar. A má gestão de resíduos, em especial de empresas com alta geração, é uma das causas desse dado.
  8. Imagem do restaurante. Para finalizar, a própria imagem do estabelecimento fica em cheque. Tanto o lixo em si, quanto o impacto negativo gerado, podem ser visto com maus olhos por clientes e pela mídia.

Apesar dos grandes problemas que o lixo pode gerar no setor de alimentos, existe uma solução única para todos esses obstáculos. Saiba mais a seguir.

Compostagem é a solução para gestão de resíduos em restaurantes

Em Curitiba, os restaurantes Cantina do Délio, Babilônia, Baggio Pizzaria e Restaurante do Igor são exemplos de estabelecimentos que implementaram a compostagem da Composta+, que realiza a coleta, transporte e todo o processo de reaproveitamento. Assim, conseguiram superar com tranquilidade todos os obstáculos que tinham ao lidar com os resíduos orgânicos.

Os problemas relacionados com limpeza, cheiros e sacos de lixo foram facilmente resolvidos com a implementação da metodologia da Composta+. As bombonas de vedação que impedem a saída de odores e o sistema de coleta, que substitui o recipiente cheio de resíduos por um novo e limpo, facilitaram a higienização e organização da cozinha.

A gente até pensa no começo que vai ser complicado, que vai ter que pegar com a mão, mas é só descartar ali, tampou e não faz cheiro nenhum. Super tranquilo.
— Chef Igor Marquesini, dono do Restaurante Igor

Além das vantagens para a operação, um dos principais pontos comentados pelos clientes da Composta é a economia em diversos gastos.

Tivemos economia na taxa de coleta, mas ela não foi tão significativa se comparado com a economia de materiais, como de limpeza, mas principalmente o saco de lixo.
— Carlos Eduardo, dono do Restaurante Babilônia

Ainda, os clientes do serviço de coleta e compostagem mencionam os benefícios para o marketing da empresa. Ao fazer parte de um ciclo mais sustentável, colaborando para a preservação do meio ambiente, as marcas se sobressaem na visão do público.