Anchor Deezer Spotify

8 dicas de como armazenar alimentos por mais tempo e evitar o desperdício

8 dicas de como armazenar alimentos por mais tempo e evitar o desperdício

Manter produtos em bom estado para o consumo por mais tempo é uma das maneiras mais eficazes de reduzir gastos mensais com supermercado e evitar o desperdício

Se alimentar bem é fundamental para manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida, por isso os alimentos estão presentes diariamente na vida dos brasileiros. E para manter a sua alimentação equilibrada, também é fundamental saber como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo.

Manter produtos em bom estado para o consumo por mais tempo é uma das maneiras mais eficazes de reduzir gastos mensais com supermercado e evitar o desperdício. Para te ajudar nessa missão, preparamos dicas práticas para que você possa começar a conservar seus alimentos, mantendo os nutrientes e evitando que sejam dispensados na lixeira.

1 – CENOURA

Primeiramente, ao chegar do mercado (ou da feira), higienize bem o alimento. Em seguida, coloque-o em um pote com água e leve à geladeira. Desse modo, a cenoura pode durar até três semanas (lembre-se apenas de trocar a água do recipiente a cada três dias).

2 – BATATA

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

3 – CEBOLA

É muito melhor conservada em ambientes secos e escuros, como na despensa ou em caixas de madeira. Se guardada na geladeira, após algum tempo, a cebola perde a crocância e murcha. Só é uma opção refrigerar, se ela já estiver picada.

4 – HORTALIÇAS

Anote aí: o grande inimigo das verduras é a umidade. Quanto mais água, mais rápido a sua alface, rúcula ou mesmo a salsinha irá estragar. O ideal para o dia a dia é lavá-las para deixá-las à mão para o consumo (e assim evitar o desperdício), bem secas e armazenadas em vasilhames bem fechados – para proteger do frio direto-, na parte mais quente da sua geladeira e com papel toalha.

5 – TOMATE

Coloque amido de milho ou Maisena no tomate para conservar mais tempo e não amadurecer tão rápido. Então lave eles primeiro, enxugue e por último coloque o amido. Guarde-os na geladeira. Faça isso quando comprar bastante para eles não apodrecerem se demorar a consumir.

6 – LIMÃO CORTADO

A dica de armazenar limão cortado é colocá-lo com a parte cortada virada para baixo do pote com dois a três dedos de água filtrada e deixar na geladeira. Vai prevenir a oxidação acelerada da fruta.

7 – BANANA

Para fazer a banana durar mais, é simples: logo que o alimento for comprado, enrole um pedaço de plástico-filme por todo o talo da fruta, sem separá-las do cacho. Isso funciona porque o embrulho reduz a liberação de gás etileno pelo caule, e é este gás que, em contato com a fruta, promove o amadurecimento acelerado.

8 – OVOS

Nunca armazene os ovos na porta da geladeira, além da grande amplitude térmica, que pode acelerar a deterioração, o movimento do abre e fecha pode contribuir para a quebra. Outro erro comum é lavar os ovos ao tirá-los da caixa quando chegamos do mercado. A casca do ovo é muito porosa e absorve facilmente impurezas. Lavando o ovo, você pode romper a proteção. Caso a casca esteja muito suja, como ocorre em ovos orgânicos, deixe para lavar apenas na hora de usar o ovo. Também é recomendado deixá-los longe de alimentos que possuam odores muito fortes.