Anchor Deezer Spotify

6 coisas que você nunca deve armazenar em caixas de plástico

6 coisas que você nunca deve armazenar em caixas de plástico

O plástico tende a reter umidade, odores e é suscetível a mudanças de temperatura – evite o material na hora de guardar suas coisas

Na hora de organizar a casa, as caixas são ótimas opções. É possível separar e armazenar os mais diversos itens e deixar tudo fácil de encontrar quando for a hora de usar. Porém, alguns itens não devem ser armazenados em caixas ou potes de plástico. Quem dá estas dicas são as especialistas Angela Rubin e Karina Toner,  que trabalham com limpeza residencial e comercial nas empresas Hellamaid e Spekless Cleaning, respectivamente.

O problema do plástico (além de ser um poluente que ameaça o planeta) é que o material tende a reter umidade e absorver odores. Isso o torna uma escolha particularmente imprudente para tecidos e materiais delicados, além de itens que podem estragar, como alimentos.

As especialistas listaram seis itens que nunca devem ser armazenados em caixas ou embalagens plásticas. Confira!

Tecidos Delicados e Fibras Naturais

roupas de lã inverno
Foto: Kelly Sikkema na Unsplash

Quando se trata de roupas, é melhor deixar de lado as sacolas e recipientes de plástico, mas isso é particularmente verdadeiro para tecidos delicados como seda e renda, além de fibras naturais como caxemira e lã. Esses tecidos são propensos a danificar e capturar cheiros de mofo se não forem armazenados adequadamente, diz Angela Rubin. Em vez de plástico, opte por bolsas de tecido respirável, projetadas para guardar roupas.

Itens de couro

itens de couro
Foto: Konstantin Evdokimov | Unsplash

Deixe de lado o plástico na hora de guardar itens de couro, como roupas, sapatos, bolsas, cintos e muito mais. O excesso de umidade que fica preso no plástico pode danificar o couro com o tempo, resultando em rachaduras e às vezes até no crescimento de mofo e bolor. Tal como outros tecidos naturais, o couro requer uma solução de armazenamento respirável para o manter fresco e em boa forma.

Os sacos de tecido são uma ótima opção para itens menores, como sapatos, bolsas e cintos, enquanto itens de roupas maiores podem exigir capa para roupas. Evite dobrar itens de couro, pois podem causar vincos difíceis de sair e sempre guarde os itens separadamente para evitar que a oleosidade seja transferida e cause manchas.

Documentos e fotos importantes

fotos
Foto: Joanna Kosinska | Unsplash

Devido a possíveis problemas de umidade, documentos importantes e fotos impressas nunca devem ser armazenados em sacolas e recipientes de plástico por um longo prazo, diz Karina Toner.

Em vez disso, documentos e fotografias importantes devem ser armazenados em algum lugar à prova d’água e à prova de fogo (como um cofre), e você também deve sempre ter um backup digital de seus arquivos.

Alimentos

alimentos em potes plásticos
Foto: Kim Deachul | Unsplash

Se você for armazenar os alimentos por muito tempo, sejam eles frescos ou secos, use potes de vidro ao invés de plástico. Os recipientes de plástico são propensos a captar odores de comida e liberar produtos químicos em seus alimentos, diz Rubin. Além disso o material é mais suscetível a variações de temperatura que podem causar mofo e bolor ao longo do tempo.

Eletrônicos

equipamentos eletrônicos
Foto: Altumcode | Unsplash

Os eletrônicos não devem ser guardados em caixas e recipientes plásticos devido a questões de temperatura e umidade. O acúmulo de umidade tem o potencial de danificar os equipamentos. Prefira bolsas ou caixas que permitam a passagem de ar. Pequenos sacos ou panos também funcionam para itens menores, enquanto um simples lençol de algodão colocado sobre eletrônicos maiores geralmente é suficiente para evitar o acúmulo de poeira.

Ração de animais de estimação

ração de cachorro
Foto: Mathew Coulton | Unsplash

Se você é do tipo que transfere a ração do seu animal de estimação da embalagem direto para uma sacola ou recipiente de plástico quando chega em casa é bom mudar de ideia. Toner explica que   os óleos da comida de cães e gatos podem facilmente ficar rançosos quando armazenados em recipientes plásticos por um longo prazo.

Mesmo que você passe cada lote de comida com relativa rapidez, não se esqueça de que o plástico provavelmente absorverá os óleos com o tempo, o que pode fazer com que todo o recipiente fique com um cheiro rançoso e velho. Para evitar isso, é melhor lavar bem o recipiente com água morna e sabão sempre que precisar onde possa colocar todo o saco de ração, sem remover o produto. Assim, o alimento do seu bichinho não entra em contato direto com o plástico.