Anchor Deezer Spotify

3 dicas de ação ecológica para a igreja

3 dicas de ação ecológica para a igreja

A responsabilidade e o zelo com a Criação são mandamentos do Senhor ao homem, que deve agir como mordomo da Terra

O Senhor delegou ao homem, segundo as Sagradas Escrituras, a responsabilidade e o zelo com a Criação. Deus entregou a natureza por herança, para que o ser humano pudesse usufruir e cuidar, como mordomo, tirando inclusive o sustento.

Nos últimos anos, no Brasil, tem crescido a conscientização sobre as questões ambientais. Dentro desse contexto, muitas igrejas procuram maneiras de se tornarem mais ecológicas e, assim, agirem de acordo com a vontade de Deus também nessa área. Isto porque, além de ser uma maneira de cuidar do meio ambiente, é percebido ainda como uma expressão da fé e um ato de responsabilidade social.

Confira, a seguir, três atitudes indicadas pelo Renovar Nosso Mundo, para que a comunidade de fé possa colocar em prática e agir como mordomo da Criação do Pai.

Redução de resíduos e reciclagem

A redução de resíduos e da reciclagem é uma das maneiras mais simples de tornar a igreja mais ecológica. É importante incentivar os membros da igreja a trazerem as próprias garrafas de água reutilizáveis ou copos ecológicos, evitando a utilização de copos plásticos descartáveis. A igreja também pode oferecer uma estação de reciclagem para que os membros possam depositar os materiais recicláveis. É importante que a igreja realize a reciclagem corretamente, seguindo as diretrizes locais.

Outra atenção é para os materiais didáticos utilizados. Eles devem ser, sempre que possível, reutilizáveis de alguma forma para que não haja desperdício. É importante ainda observar o descarte correto de materiais como pilhas e baterias que são muito utilizados nos equipamentos usados nos templos.

Energia renovável e eficiência energética

A igreja também pode adotar fontes de energia renovável, além de práticas de eficiência energética. A instalação de painéis solares ou a compra de energia renovável pode ajudar a reduzir a pegada de carbono da igreja, como também diminuir os gastos com energia de longo prazo.

É importante que a igreja faça a manutenção regular dos equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), bem como o uso de termostatos programáveis e lâmpadas de LED para economizar energia.

Criação de um jardim comunitário

Caso a igreja tenha um espaço maior de terreno, a criação de um jardim comunitário é uma ótima maneira de envolver os membros da igreja na promoção da sustentabilidade. Pode ser alocada uma área de terra para o jardim. O ideal é incentivar os membros da comunidade a se voluntariarem para ajudar a cuidar dele.

Os alimentos cultivados podem ser doados para a comunidade, junto à área de ação social da igreja. Outra ideia é utilizá-los nos próprios eventos da igreja. Pode ser uma também a oportunidade para educar os membros da igreja sobre práticas agrícolas sustentáveis e a importância da produção local de alimentos, fora o ensino de novas habilidades para cada um deles.

Sobe Renovar Nosso Mundo
É um movimento global de cristãos com o objetivo de informar, capacitar, mobilizar e engajar a igreja local por meio de ações e parcerias, que visam combater a degradação do meio ambiente, a redução dos meios de subsistência e, consequentemente, a pobreza. “Como filhos e filhas de Deus, escolhemos viver com justiça socioambiental e participar de um movimento nesta direção. Não ficaremos parados enquanto nossos irmãos e irmãs estiverem aprisionados na pobreza e nem passivos enquanto a criação é negligenciada e destruída”.