Anchor Deezer Spotify

10 alimentos com boa safra em julho para economizar no mercado

10 alimentos com boa safra em julho para economizar no mercado

Saiba quais vegetais estão em época neste mês e aprenda algumas receitas!

O mês de julho começou e, com ele, o frio e a umidade relativa do ar mais baixa. Toda essa mudança provoca alterações na disponibilidade de alimentos, que podem ser mais caros ou mais baratos, dependendo da safra.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) possui uma tabela com as principais hortaliças com boa oferta em julho. Confira quais são e aprenda algumas receitas clicando no título ou na foto.

1. Atemoia

Atemoia (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
A atemoia possui as qualidades da cherimoia – polpuda, com menos sementes do que a fruta-do-conde –, mas que suporta temperaturas mais elevadas no cultivo do que a original andina (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

A atemoia é uma fruta resultado de uma experiência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Miami, em 1908, que testou o cruzamento da fruta-do-conde (Annona squamosa) com a andina cherimoia (Annona cherimola). A mistura deu certo e se tornou um fruto muito consumido no Brasil, rico em vitamina C, fibras e potássio.

2. Carambola

Carambola: conheça os benefícios e aprenda 6 receitas com a fruta (Foto: Getty Images)
A carambola é um fruto antioxidante e diurético (Foto: Getty Images)

Originária da Ásia Tropical, a fruta é rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno e possui função antioxidante e diurética. Os brasileiros costumam consumi-la fresca, em sucos, saladas e sobremesas.

3. Cará

O cará é um vegetal mais comprido e tem poucos pelinhos na casca (Foto: Manoel J. Silva/Wikimedia Commons)
O cará é um vegetal mais comprido que o inhame e tem poucos pelinhos na casca (Foto: Manoel J. Silva / Wikimedia Commons)

O cará é um tubérculo bastante nutritivo, com grande concentração de fibras, rico em carboidratos e tem poucas calorias. Geralmente confundido com o inhame, esse vegetal é um pouco mais comprido e possui poucos fiapos na casca.

4. Cupuaçu

O cupuaçu é um fruto típico do norte do Brasil (Foto: Thinkstock)
O cupuaçu é um fruto típico do norte do Brasil (Foto: Thinkstock)

Assim como o guaraná e o açaí, o cupuaçu é uma fruta amazônica rica em vitaminas, principalmente a C, sendo um alimento com propriedades antioxidantes. O fruto pode ser ingerido como suco, sorvete, creme, balas, bolos e tortas.

5. Ervilha

Grãos como as ervilhas possuem ferro, que age na manutenção do sistema imunológico (Foto: R Khalil/Pexels)
Grãos como as ervilhas possuem ferro, que age na manutenção do sistema imunológico (Foto: R Khalil / Pexels / CreativeCommons)

Fonte de proteínas e de carboidratos, apesar de não ser originária do Brasil, e sim da Ásia, a ervilha é muito consumida por aqui. Mais usada como ingrediente coadjuvante, às vezes a ela também é a protagonista, como em purês e sopas.

6. Inhame

Conheça as propriedades do inhame e nove receitas com o ingrediente (Foto: Istock/ Reprodução)
O inhame pode ser preparado de diversas maneiras e incorporado em pratos doces ou salgados (Foto: Istock / Reprodução)

Originário da Ásia, o inhame já era cultivado na Índia 5 mil anos antes de Cristo. O vegetal é rico em vitaminas do complexo B e em cálcio, ferro e fósforo. Na cozinha é bastante versátil: pode ser cozido em água, no vapor, assado, ralado, frito, virar purê, bolinho e até doce. As folhas também podem ser cozidas ou refogadas.

7. Mandioca

Aipim, mandioca ou macaxeira são alguns dos nomes que o alimento tem no Brasil (Foto: Pixabay/Feraugustodesign/CreativeCommons)
Aipim, mandioca ou macaxeira são alguns dos nomes que o alimento tem no Brasil (Foto: Pixabay / Feraugustodesign / CreativeCommons)

A mandioca, muito consumida pelos índios brasileiros, faz parte da base da culinária do povo brasileiro, ao lado do milho e da batata. Dela se faz o beiju, o tucupi e a farinha de mandioca.

8. Mandioquinha

A mandioquinha é um tubérculo cultivado em várias regiões do mundo, com inúmeras vantagens para a saúde (Foto: Pexels/ Daniel Dan/ CreativeCommons)
A mandioquinha é um tubérculo cultivado em várias regiões do mundo, com inúmeras vantagens para a saúde (Foto: Pexels / Daniel Dan / CreativeCommons)

Conhecida como mandioquinha, batata-baroa, batata-salsa, batata fiúza, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca, esse é um dos alimentos que está na base da culinária brasileira. O tubérculo possui mais água que a mandioca tradicional e é rico em vitaminas A, B (B1) e C.

9. Mexerica

A mexerica tem diversos nomes pelo Brasil, como tangerina, mimosa e bergamota (Foto: Pixabay/SamaraPacheco0/CreativeCommons)
A mexerica tem diversos nomes pelo Brasil, como tangerina, mimosa e bergamota (Foto: Pixabay / SamaraPacheco0 / CreativeCommons)

Mexerica, também conhecida por tangerina ou bergamota em algumas regiões do país, é uma fruta cítrica também rica em vitamina C e água. É comum ser usada em sucos, drinques e bolos.

10. Morango

 Morango é um ótimo ingrediente para ser usado no preparo de sobremesas variadas, bebidas com e sem álcool (Foto: Pixabay/ Alexas_Fotos/ CreativeCommons)
O morango é um ótimo ingrediente para ser usado no preparo de sobremesas variadas, bebidas com e sem álcool (Foto: Pixabay / Alexas_Fotos / CreativeCommons)

O morango é uma unanimidade quando falamos em frutas. Ele costuma agradar a todos os paladares e pode ser usado para sobremesas variadas, drinques e até pratos salgados. Com poucas calorias e muitas vitaminas, também é uma boa opção para quem está de dieta e tende a ser mais barato no inverno.