Anchor Deezer Spotify

Workshop, palestras e exposição fotográfica marcam o Dia Mundial da Água

Workshop, palestras e exposição fotográfica marcam o Dia Mundial da Água

Voluntários e estudantes participaram, nesta terça-feira (22), de um workshop no Parque Arruda Câmara, alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta data. O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Palestras e uma exposição fotográfica das nascentes dos rios de João Pessoa fizeram parte da programação do evento “Uma Vivência Ecovoluntária nas Águas da Bica”, que aconteceu das 8h ao meio dia. Os participantes também receberam orientações sobre a técnica usada para a limpeza e preservação das águas do Parque e outras nascentes.

As atividades foram abertas pelo secretário do Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, que chamou a atenção da população para ter mais consciência na hora do descarte de resíduos. “O descarte correto vai ajudar na preservação dos nossos rios”, acrescentou.

A estudante de Ciências Biológicas, Ana Lívia, moradora de Cabedelo, participou das atividades para aprimorar os conhecimentos sobre a preservação e os cuidados para com o meio ambiente. “Acho muito importante comemorar esta data por ser mais uma forma de ativar a consciência das pessoas em relação ao uso da água. Essa consciência é necessária para que a gente tenha água para sempre, do contrário, isso não vai acontecer”, destacou.

O estudante de Gestão Ambiental, Matheus Fernandes de Sousa, morador de Paratibe, no Valentina de Figueiredo, disse que gosta de participar dessas atividades para aprender mais sobre o meio ambiente. “É uma ação muito importante não só com a água mas também com o meio ambiente como um todo. É um aprendizado importante para nossa existência”, observou.

Para a engenheira Mirella Motta, do Projeto Comitês nas Escolas, órgão de bacia hidrográfica do IFPB, ressaltou a importância de se comemorar a utilização desse recurso todos os dias, “porque sem ela não dá para sustentar a sobrevivência humana e nenhuma atividade econômica. Portanto, se cada um fizer a sua parte na preservação da água e da sua qualidade, ela não vai faltar”.