Água melhora a memória e saúde intestinal; conheça mais benefícios

No Dia Mundial da Água, nutricionista explica se alimentos com grande concentração de água são capazes de hidratar o corpo humano
Setenta por centro do nosso corpo é composto de água, que tem a hidratação como função principal, e devido a isso, mantém o bom funcionamento das funções vitais do nosso organismo. Ela ainda distribui os nutrientes para todo o corpo, como minerais e oxigênio para as células, além de eliminar as substâncias tóxicas que adquirimos no dia a dia, através da urina, fezes e suor.
Já deu para perceber a importância da água para o bom funcionamento do corpo humano. Por isso, beber a quantidade certa é indispensável. Mas aquela história de dois litros de água por dia não vale para todo mundo. No Dia Mundial da Água, o Receitas conversou com a nutricionista Ana Paula Furtado, que explicou o seguinte:
“A quantidade é individualizada, pois depende da idade e peso corporal. Para saber a quantidade ideal para um adulto com a idade entre 18 a 55 anos, é necessário fazer um cálculo simples. Multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em mililitros. São 35 mililitros de água para kg de peso corporal.”
“Por exemplo, um adulto pesando 60 kg necessitaria de, aproximadamente, de 2.100 mililitros de água por dia.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2022/h/4/6CGwSIQECgsjupYztagw/copo-de-agua-fot2.jpg)
A importância da água: baixa ingestão prejudica saúde intestinal e pode causar dores de cabeça — Foto: Reprodução da Internet
Comidas ricas em água
Existe uma série de alimentos ricos em água, como a acerola, alface, morango, abobrinha e manga. Será que eles são capazes de hidratar o corpo? “Eles por si só não têm a capacidade de hidratar um ser humano, pois a concentração de água é baixa comparado com a necessidade diária de um indivíduo”, avisa Ana Paula Furtado.
Você bebe água a quantidade certa?
Pele ressecada? Boca seca? Prisão de ventre? Fezes ressecadas? Inchaço, dor de cabeça e mau humor? Esses são alguns dos sinais de que você não consome água suficiente. E a baixa ingestão de água pode causar pedras no rins e outros problemas de saúde, e levar à morte nos casos mais graves de desidratação, segundo a nutricionista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2022/y/U/IoW1fGQNuw6bsYKgGntA/copo-de-agua-foto3.jpg)
Deixar garrafa de água na mesa do trabalho é dica para consumir mais o líquido durante o dia — Foto: Reprodução da Internet
“Quando o rim detecta aumento da concentração sanguínea, devido à pouca água no organismo, aumenta a concentração de urina, o que pode, em muitos casos, causar pedra nos rins. A falta de água ainda leva à dificuldade de concentração e raciocínio lógico, dificulta as conexões sinápticas do raciocínio, leva a dores de cabeça, aumenta a concentração de toxinas no corpo, dificulta o trânsito intestinal, já que, em alguns casos, o sintoma de prisão de ventre pode ter relação com a quantidade inadequada de água no organismo”, acrescenta a nutricionista.
A falta de hidratação correta também afeta a parte estética, já que está diretamente ligada à produção de colágeno e outras proteínas importante para a saúde da pele.
“A baixa ingestão de água muda a estrutura da pele, gera aparecimento de espinhas, manchas e envelhecimento precoce. A boa hidratação auxilia também no tratamento contra a celulite, pois a água favorece a microcirculação local, ajudando na drenagem do líquido acumulado nas áreas da celulite e combatendo a inflamação da região afetada”, garante Ana Paula Furtado.
Chá de fruta é alternativa para hidratar o corpo — Foto: Reprodução da Internet
Beba água quando acordar
Assim que acordar, beba de 500 a 600 mililitros de água. Isso porque, durante a noite, o corpo precisa de água para realizar algumas funções, conforme afirma Ana Paula. “Durante o sono, nós gastamos muito na produção ácido clorídrico para o estômago, para a produção de suco pancreático, para a manutenção das trocas respiratórias… O ideal é que, logo ao acordar, a gente reponha essa água. Outra coisa é que beber água em jejum facilita muito o funcionamento do intestino, porque ela umedece o bolo fecal.”
Água saborizada com frutas e ervas é aliada para quem tem dificuldade em beber água — Foto: Reprodução da Internet
Se você tem dificuldade em tomar água, se ligue nas dicas da profissional: “Sempre indico tentar mudar o paladar da água, acrescentando frutas e ervas, a chamada água aromatizada. Ou chás gelados da fruta. E sempre ter uma garrafinha na mesa do trabalho e utilizar os aplicativos para lembrar de beber água ao longo do dia.”
Vamos recapitular todos os benefícios da água?
- Melhora a saúde intestinal
- Melhora a saúde da pele e evita espinhas, manchas de expressão e envelhecimento precoce
- Beneficia a saúde renal
- Elimina as toxinas do corpo
- Melhora a memória, o raciocínio lógico e a capacidade de concentração
- Auxilia no tratamento da celulite