Você deve parar imediatamente de usar cotonetes para limpar a cera do ouvido (e não é só porque poluem)
Considerando o ponto de vista do meio ambiente e dos resíduos, ainda usamos muitos cotonetes não biodegradáveis , mas de qualquer forma é necessário considerar como a sua realização exige a utilização de matérias-primas como o algodão e o plástico, cuja a produção está entre as menos sustentáveis do mundo; por um lado pelo uso de agrotóxicos, por outro pela necessidade do uso de petróleo, no caso de bastões não biodegradáveis. É o conceito de descartável que deve ser questionado, dando preferência ao reutilizável.
Onde você joga os cotonetes
O descarte de cotonetes nem sempre é feito corretamente. Alguns maus hábitos podem levar a jogar cotonetes todos os dias nos esgotos sanitários, de modo a constituir um dos possíveis resíduos poluentes que podem chegar às águas do nosso planeta. Os bastões biodegradáveis devem ser jogados em recipientes apropriados para coleta seletiva. Cotonetes não biodegradáveis acabarão em lixo não reciclável e não devem ser jogados no vaso sanitário. Eles podem chegar a praias e mares e levar até 500 anos para se biodegradar .
Danos causados pelo uso de cotonetes
Hoje em dia o uso de cotonetes não é recomendado por praticamente todos os otorrinolaringologistas que sugerem, em vez disso, usar uma toalha de algodão macia para esfregar suavemente na parte mais externa da aurícula.
Os riscos de danificar os tímpanos e a audição enquanto tentamos limpar o ouvido e eliminar a cera são muito altos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Também uma das principais razões pelas quais você deve evitar o uso de cotonetes para limpar os ouvidos é que eles podem atuar como vetores de bactérias e germes que podem permanecer dentro do ouvido. Também porque é bom saber que o ouvido é um órgão autolimpante: de fato, a cera e a pele morta são gradualmente empurradas para fora pelos pequenos cílios presentes no canal auditivo e, para isso, não é necessário usar cotonetes, mas prefira, de fato, limpar com uma toalha ou pano macio e úmido.
As alternativas aos cotonetes
É possível usar alternativas aos cotonetes e por que decidir não usá-los? As instruções em suas embalagens indicam que os cotonetes devem ser usados apenas para a limpeza externa das orelhas, mas nem sempre uma indicação semelhante é seguida, levando a alguns possíveis riscos, como a inserção acidental do cotonete no canal auditivo . ou o acúmulo progressivo de sujeira em direção ao interior das orelhas. Acidentes relacionados com cotonetes podem afetar particularmente as crianças, que nunca devem usá-los sozinhas.
Lenço de pano umedecido
Uma das possíveis alternativas ao uso de cotonetes é usar um lenço de pano úmido, para ser enrolado em um pincel de maquiagem, de forma a poder limpar as orelhas quase como com um cotonete, evitando desperdício. Também neste caso este método terá que ser usado com cuidado e gostaríamos de sugerir outros.
Bastão de metal com algodão
Outra metodologia de limpeza dos ouvidos que desaconselhamos fortemente vem do Oriente e mais precisamente da Índia. A substituição por bastões descartáveis neste caso consiste na utilização de um bastão de metal , no final do qual é enrolado um fio de algodão , de modo a poder formar uma ponta semelhante à de um cotonete.
Varas de bambu com algodão
Outros bastões orientais para limpeza de ouvidos podem ser feitos de madeira comum ou bambu em vez de metal. Também do Oriente, a referência neste caso é dada pela medicina tradicional ayurvédica , métodos alternativos de limpeza dos ouvidos são pouco conhecidos no Ocidente.
Óleos vegetais
É o uso de óleos vegetais para limpeza de ouvidos, que é realizado por especialistas utilizando técnicas especiais dentro de centros especializados em Ayurveda. O óleo mais comumente usado para este fim é o óleo de semente de gergelim . Também é possível usar misturas de óleos curativos específicos dependendo da constituição (vata, pitta ou kapha, com base em antigos textos indianos) do sujeito em tratamento.
De qualquer forma, trata-se de óleos medicinais específicos, aplicados para remover a cera do ouvido e afrouxar as tensões do corpo. O óleo de gergelim ou os óleos medicinais podem ser substituídos pelo azeite , a ser aplicado com os dedos dentro das orelhas para facilitar a remoção da cera, primeiro inclinando a cabeça para dentro e depois para fora , de modo a permitir o vazamento, tanto da cera do ouvido e do óleo. A operação é ainda mais fácil usando azeite levemente aquecido.
Karna Dhanti
Yoga oferece uma técnica de limpeza de ouvido chamada Karna Dhanti . Deve ser realizado com muito cuidado, pois envolve a inserção do dedo mínimo no canal auditivo e a realização de uma leve rotação, o que permite a remoção de qualquer cera acumulada. A limpeza é realizada para ambas as orelhas usando primeiro o dedo mínimo e depois o dedo indicador para completá-la.
Cones de limpeza de ouvido
Um último remédio que merece destaque é constituído por cones para limpeza dos ouvidos , o que facilitaria a remoção da cera, no mercado em farmácias e parafarmácias. No entanto, seu uso é bastante controverso e nem todos os acham realmente úteis. Além disso, a parafina , um derivado do petróleo, pode estar presente entre os ingredientes de sua composição .
Você tem mais remédios para sugerir a esse respeito, em vez dos cotonetes?