Anchor Deezer Spotify

Veja o que Florianópolis está fazendo para ser uma Capital Lixo Zero

Veja o que Florianópolis está fazendo para ser uma Capital Lixo Zero

Florianópolis deseja se tornar a primeira Capital Lixo Zero do Brasil até 2030; descubra qual a situação da produção, gerenciamento e dos programas destinados a minimizar o problema do lixo na cidade

Florianópolis produziu apenas, no mês de agosto de 2023, 22.630 toneladas de resíduos. Já se perguntou para onde vai tudo isso? E antigamente, como era tratado o lixo na cidade? Quais são os bons exemplos de programas de sustentabilidade implementados por aqui?

Museu do Lixo foi criado com coisas encontradas entre detritos descartados pela população de FlorianópolisMuseu do Lixo foi criado com coisas encontradas entre detritos descartados pela população de Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV/ND

O lixo nosso de cada dia e a relação de Florianópolis e seus moradores com os detritos que geramos é o tema de uma reportagem especial do Floripa 350.

O conteúdo foi produzido por Sarah Castro, e elaborado pelo jornalista Paulo Mueller e o cinegrafista André Viero, para o Balanço Geral Santa Catarina. O material mostra que a cidade quer se tornar a primeira Capital Lixo Zero do Brasil até 2030.

A reportagem do Grupo ND visitou o Museu do Lixo, onde descobriu uma chaminé de incineração de resíduos utilizada por anos em Florianópolis.

Além disso, a equipe conheceu as iniciativas de uma rede de supermercados que desempenha um papel importante na redução de resíduos e na promoção da compostagem de lixo.

A reportagem também fez uma visita a uma família que aprendeu a consumir de forma mais consciente e a adotar hábitos sustentáveis, o que resultou em uma significativa redução na quantidade de lixo gerado.

Confira isso e muito mais na reportagem

  • Escola de São José incentiva a reciclagem de lixo na elaboração de instrumentos musicais

E você sabia que a prefeitura de Florianópolis tem um espaço em seu site, no qual detalha como está a gestão de resíduo na cidade? Quer conferir, basta clicar aqui!