Anchor Deezer Spotify

Tubarão que caminha pode conter segredos para enfrentar mudanças climáticas, diz pesquisa

Tubarão que caminha pode conter segredos para enfrentar mudanças climáticas, diz pesquisa

Peixe usa nadadeiras como patas, se locomove sobre pedras e também fora da água

Um “tubarãozinho” de menos de um metro é capaz de caminhar usando as nadadeiras, ficar em um ambiente sem oxigênio por até duas horas e suportar mudanças de temperatura nos oceanos. A resistência e adaptação da espécie, considerada recém-descoberta, chamou a atenção de pesquisadores da Florida Atlantic University, que vão desenvolver um estudo sobre os estágios iniciais da vida destes animais em parceira com pesqusiadores australianos.

O chamado tubarão-epaulette foi catalogado nos anos 2000, e é uma espécie encontrada nos recifes ao redor da Grande Barreira de Corais do sul da Austrália. Ele consegue se locomover dentro e fora da água, contorcendo o corpo e empurrando o solo com as barbatanas em forma de remo.

“Em geral, essas características locomotoras são fundamentais para a sobrevivência, para evitar predadores aéreos e aquáticos. Essas características também podem estar relacionadas ao seu desempenho fisiológico sustentado sob condições ambientais desafiadoras, incluindo aquelas associadas às mudanças climáticas – um tópico importante para estudos futuros”, afirma a pesquisadora Marianne E. Porter, autora principal do estudo.

A capacidade do tubarão-epaulette de se mover eficientemente e superar condições ambientais desafiadoras pode impactar diretamente sua sobrevivência em um mundo passando por um preocupante aquecimento, com grande impacto sobre a vida nos oceanos, afirmam os pesquisadores.

Poucos estudos examinaram os movimentos corporais da espécie, principalmente nos estágios iniciais da vida deste animal. Os cientistas consideram que a habilidade do pequeno tubarão pode ter muito a ensinar sobre a resiliência necessária para a vida marinha nos anos futuros, quando além da temperatura em ascensão, a acidez dos oceanos vêm também remodelando ecossistemas.