Anchor Deezer Spotify

Trocas simples na alimentação podem reduzir sua pegada de carbono em até 71%

Trocas simples na alimentação podem reduzir sua pegada de carbono em até 71%

Substituir cereais de chocolate por mingau, e refrigerante diet por kombuchá, por exemplo, estão entre as ações que podem ajudar a reduzir nossas emissões em mais de 70%

É crescente o grupo de consumidores que desejam contribuir para a sustentabilidade ambiental por meio de seus hábitos e comportamento. Como aqueles que não usam sacolas plásticas, carregam sua própria garrafa de água ou priorizam artigos de segunda mão.

Agora, um estudo revelou uma maneira simples de reduzir a pegada ambiental em 71%. Pesquisadores do Instituto George para Saúde Global e do Imperial College London dizem que fazer trocas de alimentos pode ajudar a reduzir drasticamente suas emissões.

“Você pode mudar para produtos com emissões mais baixas e ainda desfrutar de alimentos nutritivos”, disse Allison Gaines, principal autora do estudo, ao jornal DailyMail. No estudo, a equipe decidiu entender como fazer pequenas alterações na lista de compras poderia ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“Os hábitos alimentares precisam mudar significativamente se quisermos cumprir as metas globais de emissões, especialmente em países de elevado rendimento, como a Austrália, o Reino Unido e os EUA”, disse Gaines.

A equipe analisou as compras de alimentos de 7 mil famílias australianas, com um total combinado de mais de 22 mil produtos populares. Os produtos foram atribuídos a subcategorias principais e secundárias (como ‘padaria’ e ‘pão branco’, respectivamente), antes de serem calculadas as suas emissões de carbono.

A análise revelou que os produtos à base de carne contribuíram com quase metade (49%) de todas as emissões de gases de efeito de estufa, mas apenas 11% do total das compras. Por outro lado, as frutas, legumes, castanhas e legumes representaram 25% de todas as compras, mas foram responsáveis ​​por apenas 5% das emissões.

Fazer mudanças dentro da mesma categoria principal poderia levar a reduções de emissões de 26%, segundo os pesquisadores. No entanto, se você realmente deseja reduzir sua pegada de carbono, basta fazer mudanças na categoria secundária.

“Os resultados do nosso estudo mostram o potencial de reduzir significativamente o nosso impacto ambiental por meio da troca de produtos semelhantes”, disse Gaines.

Em vez de optar pelos pãezinhos com gotas de chocolate, os pesquisadores sugerem comprar um pão de massa fermentada, enquanto os cereais de chocolate devem ser substituídos por mingaus.

O chocolate amargo pode ser substituído por balas de menta, enquanto o iogurte grego adoçado pode ser substituído por iogurte de coco.

Os amantes de carne, por sua vez, devem trocar a carne seca por frango congelado, enquanto os fãs de frutos do mar devem escolher sardinhas em vez de atum.

Os pesquisadores esperam que as descobertas encorajem os compradores a reconsiderar as suas listas de compras.