Tiririca: saiba como combater a planta daninha que pode destruir seu jardim
Talvez, você tenha se deparado recentemente com a planta tiririca em meio às flores de algum jardim ou gramado externo. Isso ocorre porque a espécie daninha adora climas quentes e úmidos, o que faz com que surja com mais frequência nos períodos de primavera e verão.
Quem faz o alerta é a engenheira ambiental e paisagista, Fernanda Dagrela. “Esse vegetal possui batatinhas suculentas em seus rizomas e é capaz de aguentar vários dias sem água, porque consegue armazenar água e nutrientes para seu desenvolvimento”, explica. Por essa razão, a Cyperus rotundus, como é chamada cientificamente a espécie mais conhecida, consegue se alastrar facilmente pelos ambientes.
Segundo a especialista, o crescimento da tiririca é rápido, o que faz com que ela abafe as plantas ornamentais de pequeno porte, destruindo o cantinho verde que você tem em casa. “Nessa competição por espaço, a tiririca acaba vencendo em algum momento”, afirma a engenheira ambiental.
Dicas para controlar a erva daninha
Para combater sua propagação, a dica de Fernanda é simples: “É necessário tirar a planta com suas raízes e com suas batatinhas suculentas. Se você apenas cortar o talinho da tiririca, sem fazer a remoção é bem provável que, em menos de 10 dias, seu canteiro esteja cheio de folhinhas novamente”, ensina.
Além dessa sugestão, a especialista orienta que você procure herbicidas indicados para esse tipo de planta daninha, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Ao aplicá-lo, basta seguir as recomendações do fabricante.