Anchor Deezer Spotify

Sumidouro de 192 m de profundidade descoberto na China revela floresta ancestral

Sumidouro de 192 m de profundidade descoberto na China revela floresta ancestral

Cientistas acreditam que enorme cratera com árvores de até 40 metros de altura pode conter espécies ainda desconhecidas

Por mais que a humanidade já tenha explorado os 4 cantos desse planeta, sempre há algo novo para descobrir. Nos últimos dias, cientistas chineses revelaram ao mundo um local estonteante: “o mundo perdido” de uma floresta antiga encontrada no fundo de um sumidouro de 192 metros de profundidade na província de Guangxi, no sul do país.

Dentro da enorme cratera do condado de Leye existem árvores de até 40 metros de altura (o correspondente a um prédio de cerca de 13 andares) e muito provavelmente espécies de plantas e animais ainda desconhecidas pela Ciência.

Zhang Yuanhai, engenheiro sênior do Instituto de Geologia Cársica do Serviço Geológico da China, disse à agência de notícias estatal Xinhua que o local possui ainda três cavernas, além da floresta primitiva. “Eu não ficaria surpreso em saber que existem espécies encontradas nessas cavernas que nunca foram relatadas ou descritas pela Ciência até agora”, disse ele.

A paisagem cheia de sumidouros dessa região é formada principalmente pela dissolução do leito rochoso por águas subterrâneas, de acordo com o The Guardian. Isso significa que buracos e cavernas são bem comuns em toda a área. No entanto, um sumidouro como o descoberto nos últimos dias é raro de se ver, devido a sua grande profundidade e ao seu formato, que permite que, apesar dele ser tão fundo, a luz possa entrar e árvores possam crescer.