Anchor Deezer Spotify

Startup sueca apoiada pelo Google lança calculadora de carbono gratuita para PMEs

Startup sueca apoiada pelo Google lança calculadora de carbono gratuita para PMEs

Ferramenta busca incentivar a transição energética para fontes menos poluentes

Com várias projeções indicando o agravamento da crise climática, a Normative, startup sueca apoiada pelo Google, lançou uma calculadora gratuita de emissões de carbono para pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo é que o sistema auxilie os negócios a identificar e gerenciar seus impactos ambientais.

Atualmente, as PMEs representam 95% dos negócios globais, muitos ligados à criação de produtos e serviços para grandes corporações, que contribuem com a maior parte das emissões de poluentes no mundo, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo Kristian Ronn, CEO e cofundador da Normative, o lançamento busca incentivar a  transição energética para fontes menos poluentes. “O clima não vai esperar que estejamos prontos. Queremos tornar a medição das emissões de carbono acessível a todos e entrar na corrida para o zero líquido”, disse, em entrevista à CNBC. O patamar é atingido quando a quantidade de dióxido de carbono removida da atmosfera é equivalente à emitida pelos humanos.

A calculadora de carbono recebeu o apoio de membros do Google.org, instituto filantrópico do Google. No ano passado, a empresa norte-americana já tinha realizado um aporte de US$ 1,1 milhão na startup sueca. A gigante de tecnologia é neutra em carbono desde 2007. Até 2030, a empresa pretende usar apenas eletricidade livre de carbono nos seus data centers e escritórios.

“Estamos entusiasmados em fornecer financiamento e talento tecnológico para ajudar a Normative a construir uma solução que tornará a medição de carbono mais acessível”, afirma Jen Carter, chefe de tecnologia do Google.org.

Fundada em 2014, a Normative também conta com a parceria do bilionário Chirs Sacca’s, CEO da Lowercarbon Capital, auxiliando diversas empresas que estão alinhadas a práticas ESG a atingir o zero líquido.