Anchor Deezer Spotify

Startup produz couro a partir de células cultivadas em laboratório

Startup produz couro a partir de células cultivadas em laboratório

Segundo a VitroLabs, composição do material é muito semelhante à dos couros tradicionais

De olho nas carnes cultivadas em laboratório, a VitroLabs decidiu levar essa tendência para o setor de moda. A startup usa a técnica de cultivo de células para fabricar couro de maneira ecológica, oferecendo uma alternativa para os consumidores que desejam a qualidade do couro real.

A startup diz ter desenvolvido um processo que pode produzir couro de forma eficiente a partir de apenas algumas células. Isso é possível a partir de uma biópsia – uma coleta única de células – de um animal vivo.

As células são então cultivadas em um ambiente rico em nutrientes, dividindo-se e formando tecidos que podem ser transformados em couro. Com isso, segundo a empresa, a composição do material fica muito parecida com a dos couros tradicionais.

No segundo semestre de 2021, a VitroLabs se mudou para uma nova instalação para começar a produção piloto. A empresa também já recebeu US$ 46 milhões em uma rodada de financiamento para avançar na comercialização.

“Houve uma explosão de empresas que estão desenvolvendo materiais alternativos ao couro”, diz Ingvar Helgason, CEO da VitroLabs, ao SpringWise. “Na VitroLabs, nosso couro animal cultivado preserva as características biológicas que indústria, artesãos e consumidores conhecem e amam sobre o couro, eliminando os aspectos mais prejudiciais do ponto de vista ambiental e ético do processo convencional de fabricação de couro.”