Anchor Deezer Spotify

Semam apresenta gestão do verde urbano de João Pessoa durante evento

Semam apresenta gestão do verde urbano de João Pessoa durante evento

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está participando, até a próxima sexta-feira (29), do I Fórum Paraibano de Arborização Urbana. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), acontece no Centro Cultural do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe.

Nesta quinta-feira (28), o secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, ministrou a palestra ‘Gestão do verde urbano da cidade de João Pessoa’. O secretário destacou as ações da política ambiental, com a gestão dos parques, a busca por parcerias com Cagepa, Sudema, sociedade civil organizada e o estabelecimento de diálogo com os municípios vizinhos, um processo que se deu desde o início dessa gestão.

“Meio ambiente é um tema transversal – perpassa as ações da Semob, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), enfim, praticamente todas as secretarias, em suas ações, se deparam com questões que dizem respeito ao meio ambiente. Nosso desafio é fazer com que todos tenham essa consciência ambiental, que certamente vai beneficiar toda a população de João Pessoa”, afirmou.

O evento contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal de João Pessoa, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Cabedelo, além de integrantes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana de outros estados.

Sérgio Chaves, presidente da SBAU e diretor de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, agradeceu aos parceiros e falou sobre a importância de se manter João Pessoa como uma cidade reconhecidamente verde. “O Fórum Paraibano consiste num importante espaço de diálogo, para que verde urbano favoreça o equilíbrio ecológico. E aqui neste Fórum estamos debatendo redes aéreas, aspectos sobre manutenção da arborização no meio urbano, a necessidade de termos profissionais capacitados e atualizados, para que evitemos danos à população, que não pode ser privada dos benefícios da arborização. Trazer esses temas para que possamos refletir e trocar experiências de sucesso é um dos nossos objetivos aqui no Fórum”, destacou.

O Fórum Paraibano de Arborização Urbana continua nesta sexta-feira (29), com palestras a partir das 8h. Serão discutidos temas como risco de quedas de árvores, inventário arbóreo, manutenção das árvores da Universidade Federal da Paraíba, produção de mudas de árvores nativas, entre outros temas. A programação completa está disponível no site fpa.sbau.org.br/.