Saiba por que não usar amaciante no seu jogo de cama
Confira também dicas para conservar as peças por mais tempo
Muita gente se pergunta sobre o que fazer para deixar as roupas de cama sempre com aquele aspecto de que acabaram de sair da loja. Saiba que alguns cuidados simples com o enxoval podem garantir maior durabilidade para os itens. Um deles é não usar amaciante em excesso no seu jogo de cama. O motivo? O Shoptime explica.
– O excesso do produto pode enrijecer as fibras dos tecidos das roupas de cama. Uma boa opção para substituí-lo é usar vinagre para deixar as roupas mais macias. Assim como o amaciante, o vinagre não pode ser colocado em contato direto com as roupas e deve ser utilizado no momento do enxágue final.
– Na mesma linha, outra dica é substituir o amaciante pelo bicarbonato de sódio. Além do uso liberado em todos os tipos de roupa, o vinagre e o bicarbonato são opções mais ecológicas que o amaciante.
– O ácido do vinagre ajuda a manter os tons coloridos e vibrantes – e o cheiro não fica impregnado.
– Não abre mão do amaciante? Então, para deixar os tecidos macios, use a quantidade indicada de amaciante e nada além. Muito amaciante pode deixar as peças com cheiro forte e estranhas ao toque.
Veja mais dicas para conservar as roupas de cama por mais tempo
– É preciso ler as instruções das etiquetas antes de lavar lençóis, fronhas, edredons e cobertores. Nelas, encontram-se informações a respeito da composição do tecido e sobre como fazer a lavagem correta dos produtos.
– Na hora da lavagem, opte por sabões neutros e evite produtos com cloro, pois enfraquecem as fibras dos tecidos. Na máquina de lavar, prefira sabão líquido ao sabão em pó. Da mesma forma que você deve fazer com outras roupas e tecidos, separe as peças brancas das coloridas.
– Bolinhas de cedro são bem-vindas em gavetas para absorver a umidade dos armários.
– Lençóis claros demandam maior cuidado, pois podem ganhar manchas amarelas facilmente, se forem mal armazenados. Para evitá-las, deixe os armários bem arejados antes de guardar a roupa de cama e forre as prateleiras com papel manteiga.
– Se possível, guarde as fronhas e os lençóis brancos cobertos com papel de seda ou com papel celofane azul, pois eles retêm a luminosidade e protegem o tecido.
– O recomendável é trocar a roupa de cama, pelo menos, uma vez na semana. No verão ou períodos mais quentes, faça a troca a cada três ou quatro dias.
– Antes de começar o processo de lavagem, já no seu quintal ou área de serviço, balance bem as peças para retirar pelos, cabelos, poeira e afins.
– Se as peças apresentarem manchas, use sabão neutro ou de coco e esfregue o local com o próprio tecido, sem usar bucha ou escova, para não agredir demais. Você pode deixar de molho por alguns minutos, enxaguar os pontos onde havia manchas e, então, colocar os lençóis e fronhas na lava-roupas.
– Grande parte das lava-roupas possuem um ciclo para roupa de cama. Se a sua não tiver, escolha a opção de lavagem normal ou diária. Não precisa utilizar o ciclo de lavagem pesada, já que os tecidos dos jogos de cama são mais finos e podem ser danificados.
– O ideal é secar tudo à sombra, bem estendido. Se ainda for passar os jogos de cama, confira as etiquetas para saber a temperatura adequada.
– A não ser que os lençóis estejam muito sujos ou guardados há muito tempo, evite usar a função de água quente, caso sua máquina ou lava-e-seca conte com a opção.
– E nas primeiras lavagens, evite secar os jogos de cama na secadora, para não ter a surpresa do encolhimento das peças.
– Muitos jogos de cama econômicos vêm apenas com fronhas e lençol de baixo. O lençol de cima é necessário? Sim, é recomendável tê-lo na cama, porque a peça serve não apenas como uma cobertura leve, para quem não consegue dormir descoberto/a, mas também como proteção, para que o suor e a oleosidade natural da nossa pele não passem diretamente para o edredom ou cobertor, que são mais pesados e difíceis de lavar.
– Edredons e cobertores devem ser lavados sozinhos na máquina, para não ultrapassar o peso suportado. Essas peças podem ser lavadas a cada três meses de uso. O ideal é higienizá-los quando saem do guarda-roupas, no início do período de frio, mesmo que tenham sido lavados antes de guardar.
– Uma dica para tentar mantê-los mais limpos é passar o aspirador de pó no edredom e no cobertor semanalmente, para remover poeira, fiapos e outras sujeiras que podem causar alergias.
– Na hora de lavar, confira no manual da sua lava-roupas qual o modo mais indicado; via de regra, é recomendável usar menos sabão e fazer mais enxágues em edredons e cobertores. Se possível, mande a peça para uma lavanderia profissional.
– Para ter um edredom sempre macio e higienizado, você pode apostar nas capas de edredons, que garantem a manutenção da parte interna limpa por mais tempo. As capas são mais fáceis de lavar e cabem em qualquer máquina de lavar.
Curtiu as dicas? Que tal agora dar uma passadinha pelo Shoptime para escolher um jogo de cama novo? Você pode comprar pelo site ou baixar, nas principais lojas de aplicativos dos smartphones, o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar o status da sua entrega, além de muitas outras vantagens. E não deixe de aproveitar o Liquida Shoptime: até o dia 15, tudo para todas as casas com até 60% de desconto e até 20% de cashback!