Anchor Deezer Spotify

Saiba como o uso integral dos alimentos ajuda o planeta e seu bolso

Saiba como o uso integral dos alimentos ajuda o planeta e seu bolso

Confira como o uso completo dos ingredientes pode ser simples e contribuir para o aumento da segurança alimentar no mundo, além de preservar o meio ambiente

Dados da Food and Agriculture Organization (FAO), das Nações Unidas, apontam que mais de 30% da produção de alimentos é descartada anualmente no mundo. São quase 1,3 bilhão de toneladas de ingredientes que poderiam ser destinados ao consumo humano.

Do outro lado, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA), mais de 31 milhões de pessoas enfrentam a insegurança alimentar no planeta. “Enquanto o Brasil é um dos maiores exportadores de insumos agrícolas do mundo, os brasileiros sofrem com a desigualdade na distribuição de alimentos e com a fome. O país joga fora, todos os anos, mais de 30 milhões de toneladas de comida”, afirma Beatriz Samara, Diretora de Produto e cofundadora da startup Olga Ri.

A melancia é uma fruta rica em água e ajuda a hidratar o corpo (Foto: Pixabay / Kps7942 / CreativeCommons)
Cortada bem fininha, a casca de melancia pode virar uma salada, como se fosse pepino (Foto: Pixabay / Kps7942 / CreativeCommons)

Da pós-colheita à rotina de famílias e empresas, em todas as fases há a perda de produtos que poderiam ser consumidos. Esse desperdício é um fator potencializador da fome, visto que esses alimentos poderiam ser redistribuídos para locais com maior necessidade.

Segundo Beatriz, uma estratégia simples e acessível para minimizar esse problema é o aproveitamento integral dos ingredientes. A técnica visa à utilização total dos componentes no preparo de refeições, incluindo, além da polpa, partes não convencionais, tais como cascas, sementes e talos de legumes e verduras.

“Já pensou em usar os talos de vegetais que seriam descartados, mas estão cheios de sabor e nutrientes, para preparar um bom caldo legumes que sirva de base para sopas? Que tal, por exemplo, colocar a rama da cenoura com o manjericão para fazer um molho pesto verdinho e saboroso? Ou então adicionar o caule da couve em um vinagrete? E misturar as folhas da beterraba na salada?”, questiona Beatriz.

O mamão está presente em várias refeições de café da manhã. O período da primavera é ótimo para comprar essa fruta (Foto: Pexels / Daria Shevtsova / CreativeCommons)
As sementes de mamão podem ser assadas e transformadas em tempero, visto que fica com sabor parecido ao da pimenta-do-reino (Foto: Pexels / Daria Shevtsova / CreativeCommons)

De acordo com a chef Camila Botelho, especialista no assunto, o maior impacto é financeiro, já que com um único alimento é possível fazer dois pratos: um com a casca e outro com a polpa, por exemplo. “Experimente sempre as partes que você jogaria fora e que normalmente nem prova. Dali pode sair algo incrível”, ela comenta.

A especialista indica que a casca de melancia cortada fininha pode virar salada, como se fosse um pepino. Já as sementes de mamão podem ser secas no forno e usadas como pimenta-do-reino.

“As possibilidades são infinitas, mas os impactos são assertivos: queda no custo da alimentação, contribuição para a saúde, transformação na situação da fome e coração quentinho por contribuir diretamente com sua família e com a sociedade”, diz Beatriz.