Anchor Deezer Spotify

Ria! Isso ajuda a regular o excesso de açúcar no sangue

Ria! Isso ajuda a regular o excesso de açúcar no sangue

Da risada movimenta os músculos o que, por sua vez, tem um efeito redutor de glicose no sangue

Existe um jeito fácil, grátis e gostoso de equilibrar os excessos da páscoa. Em especial o excesso de doces: rir! Estudos mostram que o simples ato de rir – seja com os amigos, com a família, assistindo um filme de comédia ou um stand up – reduz os níveis de glicose no sangue causado pelo excesso de doces, por exemplo.

O doce faz o açúcar disparar instantaneamente na corrente sanguínea, dando um pico de glicose no sangue que gera energia. O problema é que geralmente isso é seguido por uma queda abrupta nos níveis de energia.

A insulina é liberada para reduzir os níveis de glicose no sangue, ajudando o açúcar a deixar a corrente sanguínea e entrar nas células do corpo para que possa ser usado como energia. Também sinaliza ao fígado para armazenar a glicose para uso posterior.

Esses picos e quedas, além de nos fazer sentir cansados ​​e com fome, tem sido associados a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardíacas e pode levar a pré-diabetes e, eventualmente, ao diabetes tipo 2.

Segundo a especialista em hormônios Nicky Keay, professora na University College London, em entrevista ao DailyMail, é possível facilitar o trabalho da insulina fazendo coisas que ajudarão a restaurar rapidamente os níveis de glicose para a faixa saudável.

A prática de atividade física é uma dessas coisas, pois os músculos ativos exigem glicose para energia. A risada, é outra. O efeito foi confirmado por um estudo japonês realizado em 2003.

Pesquisadores da Universidade de Tsukuba deram a dois grupos de voluntários, alguns com diabetes e outros não diabéticos, a mesma refeição e depois os fizeram assistir a uma palestra de 40 minutos. Eles então repetiram o processo, mas desta vez assistindo a uma comédia de 40 minutos. Os níveis de glicose no sangue foram avaliados após ambas as atividades.

Os resultados mostraram que ambos os grupos diminuíram significativamente os níveis de glicose no sangue após o show de comédia em comparação com a palestra.

— Usamos os músculos para rir, portanto, rir tem um efeito redutor de glicose no sangue — explica Keay, ao DailyMail.

Além disso, segundo a especialista, nosso humor pode afetar o controle da glicose no sangue. Estar estressado, por exemplo, aumenta o cortisol, que aumenta a glicose no sangue e tem também efeitos cardiovasculares, como aumento da frequência cardíaca, contração dos vasos sanguíneos e aumento da pressão sanguínea.

O riso, por outro lado, reduz os hormônios do estresse e todos os seus efeitos negativos, tanto no controle de açúcar no sangue quanto no sistema cardiovascular.

— Portanto, o riso pode ser fundamental para reduzir o risco de doenças cardíacas, angina e derrame. O riso também pode ajudar na circulação e pode ser útil para pacientes com neuropatia diabética [quando os nervos são danificados], uma das complicações do diabetes — diz a médica.