Anchor Deezer Spotify

Recife de coral intocado é descoberto em reserva marinha de Galápagos

Recife de coral intocado é descoberto em reserva marinha de Galápagos

Pesquisadores anunciaram a descoberta de extensos e ancestrais recifes de coral dentro da Reserva Marinha de Galápagos, os primeiros desse tipo a serem documentados nessa área protegida. Eles foram localizados a uma profundidade de 400 a 600 metros. Criada em 1998, a reserva é uma das maiores do mundo, com 133 mil km2.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Galápagos fica na costa do Equador e é um arquipélago com treze ilhas, que ficam espalhadas em quase 8 mil km2, um dos mais intocados habitats de vida selvagem do planeta, referência de estudo para muitos pesquisadores e local que teve extrema importância para a elaboração da Teoria da Evolução, do naturalista inglês Charles Darwin.

Os corais recém-descobertos foram filmados durante uma expedição de cientistas internacionais, que estavam a bordo de um veículo subaquático. Esse ecossistema intocado fica situado no topo de montanhas e um vulcão submerso.

“Explorar, mapear e coletar amostras da Plataforma de Galápagos representa uma oportunidade de aplicar as tecnologias de mapeamento do fundo do mar e submersão profunda do século 21 e técnicas inovadoras de imagem do fundo do mar para revelar a beleza e a complexidade dos processos vulcânicos e biológicos que tornam Galápagos tão único”, diz Daniel Fornari, geólogo marinho do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI).

“O recife é intocado e repleto de vida – polvo-rosa, peixe-morcego, lagosta e uma variedade de peixes de profundidade, tubarões e raias. Este recife recém-descoberto é potencialmente uma área de importância global – um canário na mina para outros recifes em todo o mundo – um local que podemos monitorar ao longo do tempo para ver como um habitat intocado evolui com nossa atual crise climática”, ressalta Michelle Taylor, colíder da expedição e presidente da Deep Sea Society da Universidade de Essex.

Apesar de representarem cerca de apenas 1% do ambiente marítimo, recifes de corais são importantíssimos. É no entorno deles que, pelo menos 25% de toda a vida marinha se organiza, alimentando-se dos próprios corais, que também cumprem a função de “berçários”.

Em novembro de 2021, o Equador anunciou ampliação da área de proteção de Galápagos. A reserva ganhou mais 61 mil km2, com extensão para Cocos Ridge, habitat de diversas espécies em risco de extinção (leia mais aqui).

*Com informações do Woods Hole Oceanographic Institution

Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.