Anchor Deezer Spotify

Raro eclipse solar híbrido acontece nesta quarta. Saiba como ver ao vivo!

Raro eclipse solar híbrido acontece nesta quarta. Saiba como ver ao vivo!

Um eclipse solar raro vai acontecer durante a noite de quarta (19) para quinta-feira (20). O fenômeno será do tipo híbrido e começa às 22h36 no horário de Brasília, acabando às 3h59; como será noite, não será possível acompanhá-lo do Brasil.

Durante os eclipses solares, a Lua passa em frente ao Sol e esconde seu disco total ou parcialmente. Já o fenômeno de hoje será do tipo híbrido, o que significa que a aparência do eclipse muda conforme a sombra da Lua se move sobre a superfície da Terra. Em outras palavras, o eclipse será anular ou total dependendo de onde o observador está.

Em algumas regiões, será possível observar um eclipse anular e, depois, total (Imagem: Reprodução/Marek Okon/Unsplash)

Esta é uma das características mais interessantes dos eclipses solares híbridos, e ocorre por causa da curvatura da superfície da Terra. Hoje, quem estiver na Austrália Ocidental, Timor-Leste e Indonésia poderá conferir a Lua ocultando o Sol, formando um eclipse anular que, depois, se tornará total. Em seguida, o fenômeno se torna anular outra vez e acaba para os observadores nestes locais.

Em outras regiões, como o sul da França e Papua Nova Guiné, será possível observar um eclipse parcial, que acontece quando a Lua esconde somente parte do disco solar. Assim, observadores nas Ilhas Marshall, por exemplo, poderão conferir 95% do Sol oculto por nosso satélite natural.

Mapa das regiões em que será possível ver o eclipse solar híbrido; quanto mais escuro o tom de vermelho, mais oculto o Sol estará para obsevadores no local (Imagem: Captura de tela/Time and Date)

Dizemos que os eclipses solares híbridos são raros porque, para acontecerem, o Sol e a Lua devem estar a uma distância “certa” da Terra. O último eclipse solar do tipo ocorreu em novembro de 2013 e, depois de hoje, acontecerá outra vez somente em novembro de 2031.

Como assistir o eclipse solar híbrido online

Apesar de este eclipse solar não ser visível do Brasil, você poderá acompanhá-lo por meio de diferentes transmissões online. Uma delas será feita pela NASA no canal da agência espacial no YouTube, a partir das 23h30.

Outra opção é acompanhar o fenômeno no canal do site Time and Date também no Youtube, a partir das 22h30.

Já o Gravity Discovery Centre & Observatory, da Austrália, fará hoje uma transmissão do eclipse no YouTube a partir das 23h, no horário de Brasília.