Anchor Deezer Spotify

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre oceanos? As inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo da ONU vão até 16/2

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre oceanos? As inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo da ONU vão até 16/2

Até 2030, a humanidade precisa impedir que a terra aqueça mais do que 1,5ºC para garantir sua existência. E este também é o último ano da Década dos Oceanos da ONU – ou, definição mais completa: a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – declarada em 2017 pela instituição e foi lançada no Brasil em abril de 2021.

O objetivo com a data é proporcionar a unificação do sistema da ONU para que os países atinjam todas as prioridades da Agenda 2030 relacionadas aos oceanos, como ajudar países a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse âmbito, a Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar da ONU abriu inscrições para a edição de 2024 do Programa da ONU e da Fundação Nippon de Estudos Estratégicos sobre Oceanos, oferecendo oportunidade para treinamentos avançados no campo dos assuntos oceânicos e da legislação marítima.

Os interessados devem ter entre 25 e 40 anos, trabalhar com questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável dos oceanos e mares, e ter conhecimentos de inglês.

As pessoas selecionadas participarão de programa intensivo de treinamento de quatro meses na sede das Nações Unidas, em Nova York, entre agosto e dezembro de 2024.

As inscrições vão até 16 de fevereiro de 2024.


Foto: David Palfrey/ONU/divulgação
Qualificações exigidas e como se candidatar
Em resumo, para se qualificar, os interessados devem ter:

– entre 25 e 40 anos;
– diploma universitário nível ou equivalente;
– capacidade de realizar pesquisas e estudos acadêmicos avançados; e
– cidadania de um país em desenvolvimento e lidar diretamente com questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável dos oceanos e mares (por exemplo, a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; política oceânica nacional e/ou regional; o estabelecimento de zonas marítimas e/ou a delimitação de fronteiras marítimas; gerenciamento da zona costeira; conservação e gerenciamento de recursos marinhos vivos; transporte marítimo e navegação; segurança marítima; proteção e preservação do ambiente marinho; e/ou ciência marinha).

Para se candidatar, os interessados devem utilizar apenas os formulários de inscrição disponíveis na página do programa.

Inscrições atrasadas ou incompletas não serão consideradas. E o resultado da seleção será publicado na página do programa na segunda quinzena de abril de 2024.

Para outras informações, escreva para o e-mail: doado@un.org

Foto: Hoarau/divulgação/ONU (imagem espelhada da larva da espécie de polvo Wonderpus Photogenicus)