Anchor Deezer Spotify

Quanto tempo deve escovar os seus dentes? Aqui estão algumas dicas de especialistas

Quanto tempo deve escovar os seus dentes? Aqui estão algumas dicas de especialistas

Todo mundo sabe que é importante escovar os dentes após as refeições ou, no mínimo, duas vezes ao dia. Mas, quanto tempo deve durar a escovação? Um antigo conselho diz que a atividade deve durar pelo menos dois minutos. Agora, porém, evidências apontam que esse tempo não é o suficiente para a limpeza dos dentes.

Escovar os dentes é fundamentel para remover a placa, micróbios que ficam na superfície dental. Ela se forma através do acúmulo de bactérias, fungos e vírus. Ela cresce com mais facilidade em áreas ásperas do dente, como obturações, por exemplo, e em áreas difíceis de alcançar com uma escova, e volta a se formar poucas horas após a escovação.

Para remover o máximo possível de placa é preciso mais tempo, com os melhores resultados em escovações que levam de três a quatro minutos. Os dois minutos até conduzem o indivíduo a uma boa redução da placa, mas uma melhor saúde bucal em longo prazo exige mais.

É importante lembrar que altos níveis de placa podem levar a inflamações e outras doenças, como gengivite. E, claro, o mau hálito. Além disso, os microbios podem causar cáries.

escovar os dentes, dentista
A escovação reduz o mau hálito, inflamações e cárie. Imagem: Vadim Martynenko/Shutterstock

Por isso, existem técnicas adequadas para escovar os dentes. A minutagem é apenas para destacar a eficácia e alcançar locais mais difíceis. Também não se deve usar muita força no processo ou usar pastas e escovas abrasivas. Este último pode causar danos aos dentes e gengiva.

Sempre escove os dentes com uma intensidade suave. Infelizmente, não dá para precisar o que essa força significa. É importante passar o instrumento na linha gengival, área onde a placa se forma primeiro e tem maior probabilidade de inflamar.

Junto, lembre de passar o fio dental, que reduz a cárie e a gengivite. O modo correto de fazer isso é segurar a linha contra o dente de modo que o fio “abrace” o dente, esfregando ao longo da superfície, em um movimento suave para cima e para baixo, indo devagar abaixo da linha da gengiva.