Qual o melhor horário para malhar e ver resultado? A ciência te conta

Qual o melhor horário para malhar e ver resultado? A ciência te conta

Cientistas da Universidade de Maastricht, da Holanda, descobriram que existe um melhor horário para praticar atividades físicas e ver resultado. Para chegar na resposta, os pesquisadores analisaram homens com diabetes do tipo 2 ou que correm risco de ter a doença.

Nos testes, eles descobriram que o período da tarde, entre 15h e 18h, é mais eficaz não só para um bom desempenho no exercício, como também para a perda de massa gorda, em comparação com a prática feita pela manhã. Os pesquisadores não sabem dizer, no entanto, as razões para que isso aconteça, mas que pode ser por uma combinação de fatores, o que exige outras pesquisas.

“Nosso corpo tem um relógio biológico e ele regula muitos processos, e esses processos têm um ritmo”, explica Patrick Schraewen, professor e autor do estudo, revelando que muitos desses processos são bastante conhecidos, como a pressão arterial e a temperatura corporal.

Imagem: Reprodução/Jonathan Borba/Unsplash

O estudo explica que os relógios biológicos afetam o metabolismo e quando os corpos irão queimar carboidratos ou gordura em determinados momentos. Segundo Shaw Arent, do departamento de ciência da Universidade da Carolina do Sul, que não participou do estudo, a ingestão de alimentos também desempenha um papel importante nesses processos, e no período da tarde o organismo já foi “abastecido”.

“Quando você começa a perceber o quão forte esse relógio biológico pode ser, e então se você faz coisas como ingerir alimentos na hora errada do dia, ou ficar inativo na hora errada do dia, ou ficar inativo nos momentos em que você deve ser ativo, isso pode ter um grande impacto”, complementou o profissional.

O estudo foi publicado na revista científica Physiological Reports no ano passado, e mais pesquisas devem ser feitas para chegar em respostas mais concretas.