Anchor Deezer Spotify

Projeto unidos pelo meio ambiente promove ações de conscientização ambiental em distrito de Conselheiro Pena (MG)

Projeto unidos pelo meio ambiente promove ações de conscientização ambiental em distrito de Conselheiro Pena (MG)

A iniciativa recebeu o apoio do Programa de Formação de Lideranças Jovens da Fundação Renova

O projeto Unidos pelo Meio Ambiente mobilizou 20 jovens de Barra do Cuieté, distrito de Conselheiro Pena, em Minas Gerais, para participar de ações socioambientais. A iniciativa promoveu conscientização por meio de oficinas de artes aliadas à educação ambiental e práticas sustentáveis. Com apoio da Fundação Renova, por meio do Programa Formação de Lideranças Jovens, o projeto foi realizado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Desenvolvido pelo engenheiro civil Kesley Antônio Santos, 26 anos, e pela estudante Glenda Eliza Ramos Leite, 18 anos, o projeto contou com apoio da Escola Estadual Maria Garcia Pinto. Antes da criação, Glenda Ramos elaborou um mapa de empatia por meio de perguntas voltadas para a comunidade.

Mapa de empatia 

  • Se você fosse prefeito(a) por um dia, o que você mudaria na sua cidade?
  • Qual projeto você gostaria de fazer em sua comunidade?
  • Qual a área ou quais as áreas (dimensões) que você gostaria que fosse (ou fossem) a abordagem do seu projeto?

“As respostas recebidas eram sobre educação para jovens e melhoria do meio ambiente. Desenvolvi um projeto com foco nesses temas e tendo os jovens como público-alvo, pois é necessário que todos tenham consciência da importância do meio ambiente para nós”.

Atividades
Jovens de 15 a 29 anos participaram de um curso de educação ambiental e oficinas de grafite e de construção de fossa séptica. Para Kesley Antônio Santos, foi um período com aprendizados importantes sobre gerenciamento de projetos dessa natureza e ensinamentos sobre sustentabilidade. Conheça mais detalhes das atividades:

Curso de educação ambiental: foi realizado um estudo sobre os 5Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), uso consciente da água e a redução de emissão de gases. Em uma atividade prática, os participantes produziram sabão utilizando óleo de cozinha.

Oficina de grafite e pintura do muro com Pedro Stryper: a atividade contou com uma aula teórica e três aulas práticas. Após o ensinamento das técnicas necessárias para o grafite, os alunos iniciaram o processo com desenhos livres para o aperfeiçoamento da técnica. Os materiais foram cobertos com um fundo todo azul e, em seguida, uma arte foi escolhida com a temática para ocupar o muro da Escola Estadual Maria Garcia Pinto.

Oficina de Fossa Séptica Biodigestora: em parceria com o CIAAT (Centro de Informação e Assessoria Técnica) de Governador Valadares, a oficina promoveu a instalação e implantação da fossa séptica na fazenda Santa Célia, localizada perto do distrito de Barra do Cuieté.

Glenda conta que trabalhar no projeto possibilitou criar novos laços e amizades, além de adquirir conhecimento de diferentes formas como educação financeira. “O projeto trouxe mais experiência no aspecto de liderança e, com ele, obtive grandes conhecimentos no decorrer da realização”. Após o encerramento das atividades, foram entregues certificados e brindes para os participantes.

Resultados

Mais de 200 jovens e crianças foram beneficiados indiretamente pelas atividades desenvolvidas. O projeto fortaleceu o coletivo jovem, difundiu conhecimento sobre a construção de uma fossa séptica e promoveu a conscientização ambiental na comunidade.

CIEDS

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) apoia 14 projetos do Programa de Formação de Lideranças Jovens. Com recursos repassados pela Fundação Renova, a instituição desenvolveu o projeto Liderança Jovem Rio Doce para atender a oito municípios de Minas Gerais. A proposta teve como objetivo mobilizar a juventude para que se tornem protagonistas de transformação de seus territórios. Os participantes foram estimulados a elaborar e implementar projetos voltados à revitalização ambiental, social, econômica e cultural em regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Formação de Lideranças Jovens

O Programa Formação de Lideranças Jovens tem como objetivo mobilizar e engajar jovens no processo de reparação da bacia do rio Doce, por meio de ações de revitalização ambiental, social, econômica e cultural, em 41 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Clique aqui e conheça mais sobre o Programa.