Prefeitura promove evento para discussão sobre Plano de Ação Climática de João Pessoa

Prefeitura promove evento para discussão sobre Plano de Ação Climática de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa vai promover, durante todo o dia desta quarta-feira (3), um evento para discutir o Plano de Ação Climática da cidade. O encontro acontece no auditório do Hotel Verde Green, a partir das 9h, numa parceria com Iclei e WayCarbon. O evento será realizado de forma híbrida, com as palestras da manhã abertas ao público, de maneira online, pelo canal bit.ly/PLAC-JP, e na parte da tarde será restrito aos técnicos da área.

Por meio do Plano de Descarbonização e Adaptação Climática, chamado de Plano de Ação Climática de João Pessoa, o município deve estabelecer as diretrizes e ações necessárias para que a neutralidade em emissões e a resiliência climática se concretizem no território da capital.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Welison Silveira, destacou que o plano é uma ferramenta indispensável para definir o roteiro de descarbonização da economia e vinculá-lo a objetivos socioeconômicos. “Queremos incentivar a criação de empregos, estimular a inovação e melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa com foco na adaptação e resiliência do município frente às mudanças climáticas”, destacou.

Pacto Global – João Pessoa é signatária do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Trata-se de uma aliança global de cidades e governos voluntariamente comprometidos no enfrentamento da crise climática, com o objetivo de reduzir os impactos e facilitar o acesso à energia sustentável e acessível para todos.

Iclei – O Iclei Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Tem atuação em mais de 125 países, incentivando políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento de baixa emissão, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

WayCarbon – A empresa parceira na discussão do Plano de Ação Climática é referência no Brasil em consultoria e desenvolvimento de soluções de tecnologia e inovação voltadas para a sustentabilidade, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias com o objetivo de estimular uma gestão ecoeficiente e de baixo carbono.

Plano de Ação Climática – O Plano deve prever medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa de maneira significativa e remover estes gases da atmosfera. Por sua vez, as medidas de adaptação climática buscam preparar as cidades para enfrentar as alterações do clima e seus efeitos.

Programação – Pela manhã, o evento vai contar com as participações do secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira; do coordenador Geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio de Fatima Elizeu de Medeiros; do gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon, Melina Amoni; do representante do Iclei América do Sul, Leta Vieira; e do professor e consultor Associado WayCarbon, Carlos Nobre – este último participa do evento de forma remota.

No período da tarde, o evento continua com ações voltadas para os técnicos da Prefeitura de João Pessoa, com a participação de Rosangela Silva e Natalia D’Alessandro, da WayCarbon; Janduí Júnior, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mudanças Climáticas da Semam; e Caio Mário Silva, coordenador de desenvolvimento urbano da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP).

Confira a programação completa:

Manhã

9h30 -Abertura e assinatura dos compromissos Race to Zero, Race to Resilience e Aliança pela Ação Climática (ACA);

10h20-Apresentação do Plano de Descarbonização e Adaptação às Mudanças do Clima em João Pessoa;

11h45- Palestra Magna: Projeções de impactos da mudança do clima no Brasil: qual a melhor estratégia para um mundo descarbonizado e resiliente?

Tarde

14h15-Apresentação do Plano de Gestão Colaborativa e Engajamento e dinâmica de levantamento de fontes e atores;

14h30 –Planejamento climático nas cidades: principais conceitos, termos e desafios;

15h- Apresentação do processo de elaboração do índice de riscos climáticos e modelo de projeções climáticas;

15h45-Apresentação do Processo de Elaboração de Inventários e Metodologia GPC;

16h15-Apresentação do processo de levantamento, priorização e detalhamento de ações climáticas;

16h45 -Apresentação dos resultados do levantamento e encerramento.

Fonte:  PMJP