Anchor Deezer Spotify

Por que o cachorro balança o rabo?

Por que o cachorro balança o rabo?

O rabo do cachorro diz muito sobre o estado emocional do pet, como alegria, medo e tensão. Afinal, todos os movimentos da cauda — balançando em alta velocidade, “caída” para baixo ou rígida para cima — são fortes sinais na linguagem corporal do animal. Observar essa movimentação é tão importante quanto analisar a posição das orelhas e as vocalizações (latidos) para entender o que seu cão está sentindo e comunicando.

O curioso é que, apesar do cachorro balançar o rabo para se comunicar, os filhotes não fazem isso assim que nascem. Segundo a Encyclopedia Britannica, eles só abanam a cauda ao completarem seis ou sete semanas de vida, “quando começam a interagir com seus companheiros de ninhada e humanos”. É nesse momento que a interação social se intensifica, reforçando a função de comunicação da cauda.

Significados sobre o porquê do cachorro abanar o rabo

Muito provavelmente, você já se perguntou: por que o cachorro balança o rabo? Em busca dessa resposta, cientistas da Universidade de Bari, na Itália, revisaram a literatura científica já produzida sobre o abanar das caudas dos cães e as emoções complexas envolvidas.

Cachorro balança o rabo para se comunicar com outros cães, humanos ou animais (Imagem: eAlisa/Envato)

Publicado na revista Animals, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o movimento do rabo está ligado com a mensagem que o animal quer transmitir. Os diferentes movimentos indicam estados emocionais e intenções diversas no mundo canino. A seguir, aprenda como decodificar essas mensagens:

  • Rabo erguido: comunica confiança e/ou excitação, sendo bastante comum em brincadeiras;
  • Rabo abanando de um lado para o outro: é indicador de amizade ou de que estão empolgados;
  • Rabo rígido: expressa uma ameaça ou indica a própria ansiedade do cão (tensão);
  • Cauda baixa ou entre as pernas: é um sinal de medo ou vontade de apaziguar situações conflitantes, já que contribui para diminuir o tamanho do corpo do animal.

De forma resumida, os pesquisadores afirmam que “os cães transmitem confiança se mantiverem o rabo erguido, enquanto um abanar para baixo, geralmente, está associado a ansiedade, nervosismo ou conflito interno”.

Por que o cachorro abana o rabo para esquerda ou para direita?

A questão é que existem mais algumas sutilezas sobre as mensagens que os cães querem comunicar ao balançar a cauda, segundo uma equipe de pesquisadores italianos, incluindo membros da Universidade de Bari e da Universidade de Trento. Para captar toda essa complexidade, é preciso observar para onde a cauda se inclina mais: direita ou esquerda.

Para avaliar essa hipótese, 30 cães foram filmados, em um ambiente controlado, enquanto eram expostos a quatro estímulos diferentes: seus tutores; um humano desconhecido; um gato; e outro cachorro já conhecido. A ideia era ver qual a tendência de movimento da cauda nessas situações.

Quando o rabo do cachorro tende a balançar para a direita, é sinal de felicidade (Imagem: Erika8213/Envato)

Após analisar as imagens, os cientistas concluíram que os cães felizes abanam o rabo mais para a direita (do ponto de vista do cão). Por outro lado, os cães que enfrentam algum tipo de tensão têm um movimento dominado pela esquerda.

O mais interessante é que os cães parecem ser capazes de detectar assimetrias de movimento da cauda de outros cachorros e, com isso, deduzem indiretamente o estado emocional do animal. É o que foi observado no estudo, publicado na revista Current Biology. Esta é só mais um das provas de inteligência canina.

Entendendo melhor a função do rabo do cachorro

Macacos, esquilos e outros animais usam suas caudas como apoio na locomoção e, através delas, realizam manobras impressionantes ao saltarem de árvores, por exemplo. No entanto, entre os cães, que vivem a maior parte da vida no chão, o rabo não contribui efetivamente para tornar os seus movimentos mais ágeis, segundo pesquisadores do Instituto Max Planck para Sistemas Inteligentes, na Alemanha.

Em preprint — estudo científico não revisado por pares —, publicado na plataforma BioRxiv, os autores mediram o impacto da cauda na movimentação dos cães de 25 raças, a partir de uma modelagem biomecânica. Nos experimentos, a equipe descobriu que mover o rabo durante um salto impacta muito pouco a trajetória do cão (algo próximo de um grau apenas), o que reforça a função da estrutura na comunicação.

A cauda do cão não auxilia o cachorro em saltos, segundo estudo (Imagem: Olga_Ovcharenko/Envato)

“Em cães, parece que os impactos inerciais que o movimento da cauda tem em manobras complexas, como saltos, têm pouco ou nenhum efeito”, afirmam os pesquisadores. Dessa forma, “os cães utilizam a cauda para outros meios, como comunicação e controle de pragas, mas não para melhorar a agilidade em manobras”, completam.

O cachorro abana o rabo conscientemente?

Com o alto grau de complexidade das emoções expressas pelo movimento do rabo dos cachorros, é válido se questionar se isso ocorre de forma proposital ou involuntária. No entendimento da maioria dos pesquisadores, é uma forma subconsciente de expressão para os animais. “Duvido muito que seja consciente”, afirma Giorgio Vallortigara, neurocientista da Universidade de Trento, para o Inverse.

Traçando um breve paralelo com os humanos, a questão está próxima da relação com o riso e com o choro. São expressões, quando verdadeiras, bastante genuínas e que não precisam ser planejadas. Quando o corpo é tomado por uma onda de tristeza, a pessoa dificilmente consegue evitar o choro, assim como os cachorros tendem a enrijecer suas caudas em momentos de tensão.