Anchor Deezer Spotify

Plástico reciclado: encontradas centenas de substâncias tóxicas naquelas analisadas em fábricas de 13 países

Plástico reciclado: encontradas centenas de substâncias tóxicas naquelas analisadas em fábricas de 13 países

A reciclagem de plástico há muito que é considerada uma forma eficaz de enfrentar a crescente crise de poluição devido ao uso, ou melhor, ao abuso, deste material. No entanto, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Gotemburgo destaca como a prática da reciclagem de plástico pode não ser tão “limpa” como esperamos.

A pesquisa, publicada na Data in Brief , revelou a presença de centenas de produtos químicos tóxicos em pellets de plástico reciclados de fábricas de reciclagem em 13 países diferentes. Mais especificamente, foram identificados e quantificados 491 compostos orgânicos, com mais 170 compostos anotados provisoriamente.

Esses compostos incluem pesticidas altamente tóxicos, produtos farmacêuticos, produtos químicos industriais e aditivos plásticos. Esta descoberta levanta inevitavelmente sérias preocupações sobre a segurança do plástico reciclado, uma vez que muitos destes produtos químicos são prejudiciais à saúde humana e ao ambiente.

A professora Bethanie Carney Almroth, uma das principais pesquisadoras do estudo, disse:

A reciclagem de plástico tem sido apontada como uma solução para a crise da poluição plástica, mas os produtos químicos tóxicos presentes nos plásticos complicam a sua reutilização e eliminação e dificultam a reciclagem.

As instalações de reciclagem de plástico estão localizadas em todo o mundo, mas a falta de regulamentação sobre os produtos químicos encontrados no plástico e o complicado comércio internacional de resíduos tornam difícil garantir a segurança deste material reciclado.

Atualmente, existem mais de 13.000 produtos químicos utilizados no plástico, sendo 25% deles classificados como perigosos. Os cientistas alertam que “ nenhum produto químico plástico [pode ser] classificado como seguro ”.

O professor Carney Almroth destaca a urgência de ação:

Numerosos estudos mostram que produtos químicos perigosos podem acumular-se mesmo em sistemas de reciclagem de plástico de circuito relativamente fechado. Devemos eliminar rapidamente os produtos químicos do plástico que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Não há dúvidas, e este estudo sublinha, quão urgente é tomar medidas decisivas para abordar a presença de produtos químicos tóxicos no plástico reciclado e para garantir um futuro sustentável para o nosso Planeta e para todos nós.

Entretanto, a opinião dos cientistas que conduziram o estudo é clara: o plástico reciclado é inadequado para a maioria das finalidades e um obstáculo às tentativas de criar uma economia circular.