Anchor Deezer Spotify

Plástico: os cientistas encontram uma maneira de torná-lo biodegradável

Plástico: os cientistas encontram uma maneira de torná-lo biodegradável

Todos os dias lidamos com plástico, desde embalagens de alimentos a produtos de higiene (como fraldas ou pensos higiénicos), desde detergentes domésticos e pessoais até aos brinquedos dos nossos filhos. Em suma, vivemos imersos em um mar de plástico que em breve poderá nos sufocar, se não fizermos algo para eliminar esse material do meio ambiente.

Sabemos que o plástico é muito difícil de descartar e reciclar: mesmo o plástico com o rótulo “biodegradável”, na verdade, não pode ser jogado em compostagem doméstica, mas requer processos industriais para ser degradado.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bath (Reino Unido) descobriu um método inovador para quebrar o plástico usando um recurso natural que temos em abundância: os raios ultravioleta do sol.

Ao adicionar moléculas de açúcar ao polímero a ser destruído, é possível aumentar a taxa de degradação do plástico devido ao efeito da luz solar: considere que a incorporação de uma quantidade mínima de unidades poliméricas de açúcar (3% do total) em o material plástico permite uma degradação igual a 40% em apenas seis horas, se exposto aos raios UV.

Na prática, bastaria incorporar moléculas de açúcar na produção de material plástico biodegradável para acelerar os processos de decomposição, em benefício do meio ambiente. O mais promissor é que essa modificação é compatível com os processos de fabricação de plásticos existentes, o que significa que pode ser testado e rapidamente adotado pela indústria de plásticos.

Muitos plásticos são rotulados como biodegradáveis, mas infelizmente isso só é verdade se forem descartados em um composto de resíduos industriais: se colocados em pilhas de compostagem domésticas, podem durar anos – explica o professor Antoine Buchard, que liderou a pesquisa.

Plásticos biodegradáveis ​​são compostos de longas cadeias de polímeros que podem ser difíceis de quebrar pela água e enzimas. Nossa pesquisa adiciona açúcares em cadeias de polímeros, ligando tudo por ligações que podem ser quebradas usando luz UV. Isso enfraquece o plástico, dividindo-o em cadeias poliméricas menores, que são, portanto, mais sensíveis à hidrólise.

degradação plastica

@Chemical Communications

Os pesquisadores por trás do estudo esperam que esses resultados promissores possam em breve ser usados ​​para produzir plásticos mais facilmente degradáveis ​​e tornar o processo de descarte de resíduos feito com esse material menos problemático. Além das boas notícias que compartilhamos com você, continuamos reiterando que a melhor maneira de eliminar o plástico dos aterros sanitários é eliminá-lo de nossas vidas permanentemente.

Substituímos as sacolas descartáveis ​​por alternativas de tecido, usamos pratos e talheres laváveis, acostumamos nossas crianças a beber em canudos de aço, bebemos água da torneira, compramos alimentos e detergentes a granel. Só assim o plástico deixará de ser um problema.

Com 25 anos e licenciada em Línguas Estrangeiras. Sempre esteve atenta às questões ambientais e visando um estilo de vida eco-sustentável. No seu pequeno caminho tenta minimizar a pegada ambiental com escolhas responsáveis, respeitando a natureza que a cerca.