Anchor Deezer Spotify

Pesquisa destaca os benefícios de suar: controle de temperatura, perda de peso e alegria

Pesquisa destaca os benefícios de suar: controle de temperatura, perda de peso e alegria

Estudo publicado pela jornalista Sarah Everts aborda o suor: nojento para uns, necessário para outros, mas absolutamente fundamental para o organismo humano.

Gostando ou não, suar é um mecanismo de sobrevivência. O corpo humano elimina líquidos principalmente para preservar a temperatura corporal. Mas o suor é muito mais fundamental para o organismo do que isso. Uma pesquisa vai além e destaca os pontos positivos disso: a alegria do suor. Veja os detalhes na reportagem acima.

“Suar a camisa” geralmente é sinal de esforço. Para muitas pessoas, é sinônimo de uma atividade prazerosa. É o caso da atriz Erika Januza, rainha de bateria da Viradouro.

“Se você está suando, está liberando energia. Se você está suando, está fazendo alguma coisa boa!”

Por outro lado, tem gente que não gosta. Seja pelo cheiro, pela sensação… A jornalista americana Sarah Everts, autora de uma pesquisa se foi publicada no livro “A alegria do suor”, diz que há muito preconceito em relação a isso, mas que o suor é um “superpoder”.

É o nosso super poder. Somos muito mais eficientes que outros animais em manter a temperatura corporal. O suor nos permitiu sobreviver no começo da evolução: humanos podem correr e resfriar o corpo ao mesmo tempo. Por isso, conseguíamos perseguir presas até elas se cansarem.
— Sarah Everts, jornalista

O que dá o aspecto que muitas pessoas consideram nojento ao suor são, na verdade, bactérias. Elas habitam as axilas humanas e deixam esse líquido que sai dos poros com cheiro ruim e aspecto grudento. Só que não podemos nos livrar delas e, sim, protegê-las. É o que diz o Doutor Suvaco. Sim, Doutor Suvaco é o apelido do Dr. Chris Callewaert, da Universidade da Califórnia, que se dedica a estudar as axilas e bactérias da pele.

“Nos últimos 50 anos, usamos desodorantes que matam as bactérias do suvaco. Agora descobrimos que isso acaba piorando o cheiro. O que precisamos fazer é proteger as bactérias boas, mudar o microbioma das axilas e não matar todas as bactérias”, aponta o Doutor Suvaco.

Ele ainda dá dicas para quem quer evitar os odores ou sensações desagradáveis do suor:

  • Usar roupas de algodão
  • Evitar tecidos sintéticos
  • Manter uma dieta saudável: comer mais legumes, menos carnes e menos fast-food vão te fazer cheirar melhor
  • Evitar desodorantes com sais de alumínio na fórmula
Fonte:  Fantástico