Passarinhos raros e ameaçados de extinção são resgatados em operação contra o tráfico de animais

Passarinhos raros e ameaçados de extinção são resgatados em operação contra o tráfico de animais

Animais foram resgatados em 20 de outubro, depois de uma denúncia que indicava o comércio ilegal da espécie em Rodeio, no Vale do Itajaí.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) resgatou 13 pássaros da espécie cardeal-amarelo em Rodeio, no Vale do Itajaí. Os animais, que estão ameaçados de extinção, foram recolhidos em 20 de outubro, depois de uma denúncia que indicava o comércio ilegal da espécie.

A ação foi divulgada pelo órgão na quarta-feira (3). As aves foram levadas para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR).

O cardeal-amarelo é uma espécie visada pelo tráfico de fauna silvestre por conta da beleza e o canto melodioso, o que culminou na redução de população. No Brasil, segundo o IMA, estima-se que há apenas 50 indivíduos, o que torna a aparição rara.

O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção na categoria crítica e é alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves dos Campos Sulinos. O IMA faz parte da iniciativa.

Somente em 2021, o Instituto do Meio Ambiente recebeu 513 aves, oriundas de apreensões no Estado, para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho.