Anchor Deezer Spotify

Pano de prato pode ter as mesmas bactérias de um vaso sanitário

Pano de prato pode ter as mesmas bactérias de um vaso sanitário

Um estudo conduzido pela Ulster University (Irlanda do Norte) em junção com a empresa Eolas international trouxe à tona uma informação alarmante: o pano de prato pode ter as mesmas bactérias de um vaso sanitário. Segundo o artigo, como o item permanece úmido por muito tempo e sempre contém algum resíduo de sujeira, isso fornece um ambiente ideal para a sobrevivência e crescimento de microrganismos.

Os panos de prato desempenham um papel importante na higiene e segurança alimentar em todas as cozinhas à medida que são utilizados para limpar bancadas e superfícies de contaminação visível e pode remover uma proporção significativa dos restos de comida e microorganismos presentes nas superfícies da cozinha. Mas o artigo alerta que, justamente pela natureza de sua função, podem representar um risco para a saúde devido ao potencial para aumentar a exposição a bactérias nocivas.

Para o estudo, um total de 200 amostras de panos de prato foram coletadas e testadas. Os pesquisadores notaram que uma proporção significativa de panos de prato estava contaminada com a bactéria E.coli (27,5%), classificada como o principal coliforme fecal. Outras bactérias como Listeria spp. e L. monocytogenes também estiveram presentes em 13,5% e 3% das amostras, respectivamente.

“A melhoria das práticas de higiene do consumidor na cozinha pode reduzir a probabilidade de danos potenciais patógenos crescendo em um pano de prato doméstico”, afirma o estudo.

O pano de prato pode ter as mesmas bactérias de um vaso sanitário (Imagem: Phil Hearing/Unsplash)
O pano de prato pode ter as mesmas bactérias de um vaso sanitário (Imagem: Phil Hearing/Unsplash)

O material alerta para comportamentos específicos que podem impactar negativamente na qualidade do pano de prato e aumentar o risco de contrair doenças transmitidas por alimentos, como a frequência de lavagem das mãos, o tempo antes de trocar os panos de prato e usar esses itens para limpar carne crua ou peixe.

Os pesquisadores ainda afirmam que muitos métodos utilizados atualmente para descontaminar esses panos, como lavar na máquina de lavar louça, imersão em água sanitária e imersão em água e detergente, não são completamente eficazes.

Os perigos das bactérias na cozinha

Anteriormente, um estudo publicado na revista científica Journal of Food Protection revelou que potes de tempero podem conter mais bactérias do que tampas de lixo. Os autores descobriram que quase metade dos recipientes de especiarias havia sido contaminada com um patógeno, taxa maior do que a quantidade de germes presentes em tábuas de corte e nas tampas das lixeiras.

Na ocasião, a equipe orientou que procedimentos adequados de manipulação de alimentos, tempos de cozimento adequados, lavagem constante das mãos e higienização das superfícies e utensílios da cozinha podem impedir a propagação de bactérias de alimentos crus.

Outro alerta é que quando não tomados os cuidados adequados durante a preparação do arroz, pode desencadear a chamada Síndrome do Arroz Frito, um tipo de intoxicação alimentar causada pela bactéria Bacillus cereus. Liberando toxinas bastante prejudiciais, a infecção pelo microorganismo pode ser até mesmo fatal.