Organização realiza treinamento online e gratuito sobre crise climática

Organização realiza treinamento online e gratuito sobre crise climática

A iniciativa oferece ferramentas para quem deseja atuar no combate às mudanças climáticas.

As inscrições para o “Climate Reality Leadership Corps – Treinamento Virtual Brasil 2022” estão abertas até 18 de julho. O treinamento global, online e gratuito, visa oferecer ferramentas, conhecimento e a possibilidade de contatos em busca de uma atuação consistente no combate às crises climáticas e na construção de um mundo mais justo. A iniciativa é do The Climate Reality Project, organização global fundada pelo Prêmio Nobel da Paz Al Gore e representada pelo Centro Brasil no Clima (CBC).

O Climate Reality Leadership Corps capacitará o público em geral que esteja interessado pela mudança climática no mundo, porém, tem como público-alvo pessoas de baixa renda, moradores de comunidades, pessoas negras e representantes de povos originários como indígenas e quilombolas.

A esse público, o treinamento tem o objetivo de oferecer novos relacionamentos com ativistas climáticos; uma compreensão mais profunda da ciência climática e soluções que promovam oportunidades e equidade; maior conscientização de como a crise climática afeta o cotidiano e aprofunda a disparidade nas comunidades.

emergência climática
Foto: Climate Strikes

A iniciativa busca, ainda, mostrar como a crise climática está relacionada a outros tipos de opressões como racismo, machismo e outros tipos de preconceito. O treinamento será baseado nos impactos climáticos vividos pelos brasileiros e nos princípios da justiça climática.

“O treinamento é o primeiro passo para construirmos ações conjuntas no enfrentamento à crise climática. Liderado por Al Gore e por um time de cientistas, ativistas e representantes de populações brasileiras mais impactadas, esse treinamento tem o objetivo de fornecer o conhecimento e as redes necessárias para mobilizar as comunidades e impulsionar ações mais reais para soluções climáticas. É voltado para as pessoas que preocupadas com a crise climática no país e queiram fazer a diferença; ativistas de movimentos sociais que buscam colocar a pauta climática em suas lutas; líderes de comunidades de baixa renda que buscam proteger suas casas e territórios dos impactos climáticos”, afirma Renata Moraes, gerente da filial brasileira do Climate Reality Project.

condenação shell petrolíferas clima
Foto: Erik McGregor

Após a conclusão do treinamento, os participantes receberão certificado internacional e serão Líderes de realidade Climática do Climate Reality fazendo parte de uma rede de mais de 42 mil ativistas que representam mais de 170 países do mundo todo.

Climate Reality Leadership Corps – Treinamento Virtual Brasil 2022

Datas do treinamento ao vivo: Serão quatro sessões, com participação obrigatória, transmitidas nos dias 22, 23, 29 e 30 de agosto, em dois horários: 12h às 13h30 ou 19h às 20h30. E outras quatro discussões obrigatórias em pequenos grupos que irão ocorrer nos mesmos dias das 20h30 às 21h.

Os treinamentos gravados ficam à disposição entre os dias 18 de agosto e 2 de setembro. O treinamento é 100% online e em língua portuguesa.

Interessados no treinamento não precisam ter conhecimento prévio sobre clima. Qualquer pessoa que deseja adquirir conhecimento sobre o tema pode participar.

Clique aqui para se inscrever.