O mito da regra dos 3 segundos para a comida que caiu no chão
“Se passaram menos de três segundos, você pode comer a comida que caiu no chão com segurança”: quantas vezes você já ouviu frases como essa ditas aos pais conversando com os filhos? Segundo muitos, basta recolher a tempo os alimentos no chão ou soprar na sua superfície para evitar a contaminação por bactérias.
Esta teoria popular é conhecida como “a regra dos 5 segundos”; enquanto outra variante define o tempo máximo em três segundos. Mas é verdade que se a comida não ficar no chão por mais de cinco segundos, ela é segura? Existe uma base científica? Na realidade trata-se de uma lenda urbana, que foi desmentida por diversos estudos.
Um dos mais conhecidos – que também obteve o Prêmio Ig Nobel de Saúde Pública em 2004 – é o realizado pela investigadora americana Jillian Clarke, da Universidade de Illinois, que demonstrou que os alimentos deixados numa superfície podem ser imediatamente contaminados (mesmo dentro de alguns segundos) da Escherichia coli, uma das bactérias mais comuns.
Alimentos que caíram no chão por alguns segundos não são seguros: o experimento que comprova isso
Se você quiser ver com seus próprios olhos, recomendamos que dê uma olhada no experimento realizado por Bruno Brunetti, professor de Microbiologia Industrial Farmacêutica que tem uma página de divulgação científica bastante seguida no Instagram.
Para mostrar a todos o que realmente acontece com os alimentos que caem no chão, mesmo quando são recolhidos em três segundos, ele analisou um pedaço de pão que caiu no chão do laboratório, comparando-o com um limpo. Enquanto no segundo caso os vestígios de bactérias estão quase ausentes, o pedaço de pão que ficou no chão por apenas alguns segundos está visivelmente contaminado.
Depois de assistir a este vídeo, da próxima vez que você acidentalmente deixar cair alguma comida no chão, provavelmente a jogará fora sem pensar muito.