Anchor Deezer Spotify

O melão-de-são-caetano é realmente benéfico? Veja se vale a pena consumir esta planta

O melão-de-são-caetano é realmente benéfico? Veja se vale a pena consumir esta planta

Conheça as propriedades e nutrientes que podem se extrair através da infusão deste fruto

Você sabe para que serve o melão-de-são-caetano? O Casa & Agro, do Tecnonotícias mostrará como o consumo desse fruto pode trazer vários benefícios à nossa saúde. Afinal, este alimento é rico em antioxidantes e vitaminas capazes de prevenir e tratar diversas doenças. Assim sendo, acompanhe a matéria e saiba tudo sobre esta planta.

melão-de-são-caetano, ou Momordica, é uma fruta de sabor característico e, por isso, pode ser consumida da forma in natura, ou ser útil no preparo de chás, sucos ou conservas. Entretanto, através da infusão deste fruto, pode-se usufruir a maior parte dos seus nutrientes. Sendo assim, além de conhecer os benefícios deste alimento, veja como prepará-lo corretamente.

Os benefícios do melão-de-são-caetano

Pode-se ingerir, aplicar sobre a pele ferida a infusão feita com as frutas ou folhas do melão. Nesse sentido, basta ferver 2 fatias ou 2 colheres (sopa) de folhas da planta em 1 litro de água e deixar descansar por 10 minutos. Dessa forma, você pode simplesmente passar sobre as feridas ou consumir 2 xícaras diárias para usufruir dos seguintes benefícios:

O melão-de-são-caetano é realmente benéfico?

O melão-de-são-caetano é realmente benéfico? (Reprodução Canva Pro)

Purificar o organismo

Este tipo de melão também possui atividade antiparasitária, sendo muito eficaz para combater micoses e bactérias causadoras de infecções. Além do mais, pode promover a assepsia do organismo eliminando toxinas e resíduos no intestino.

Manter a pele saudável

Por conter antioxidantes, o melão-de-são-caetano pode proteger a pele do envelhecimento cutâneo, causado pela ação dos radicais livres. Além disso, a presença da vitamina C nesta fruta ajuda a manter a hidratação da derme e maciez da derme.

Melhorar a digestão e ajuda emagrecer

Este fruto possui fibras que auxiliam no processo da digestão e, por isso, podem ajudar a emagrecer. Além disso, estas substâncias também podem diminuir a sensação de inchaço, combater a prisão de ventre e aumentar o volume do bolo fecal.

Ajudar no controle da glicemia

Os altos níveis de açúcar no sangue podem provocar sintomas como  cansaço, fome excessiva, visão embaçada ou pré-diabetes. Desse modo, o consumo do melão pode ser uma boa alternativa, pois suas fibras podem atuar no controle da glicemia, diminuindo a absorção do açúcar pelo organismo.

Contraindicações do melão-de-são-caetano

O consumo do melão-de-são-caetano deve ser evitado por portadores da diabetes, pois pode causar hipoglicemia. Do mesmo modo, não é recomendado ingerir as sementas da fruta, pois elas contêm maior toxicidade que o resto da planta.