Anchor Deezer Spotify

O encontro do artesanato local com marcas brasileiras é um resgate da nossa identidade nacional

O encontro do artesanato local com marcas brasileiras é um resgate da nossa identidade nacional

Em colaborações especiais, artesãos e estilistas trilham rumo autoral e necessário para a moda no País

A ideia de que cada peça conta uma história começa bem antes das experiências vividas no corpo de quem veste. Por mais que a afirmação seja óbvia, em um sistema cada vez mais acelerado pela ânsia da produtividade, a proximidade e o respeito à mão-de-obra, que cercam o artesanato, são ainda mais valiosos.

A moda nacional vem carregando essa missão secular do artesanal com protagonismo e até instrumento de conhecimento “dos Brasis” que dão unidade ao País. Não só olhando para o Brasil profundo, mas criando ponte com ele, marcas, como Catarina Mina, Marina Bitu e FOZ, se aliam a artesãos para encontrar novas soluções e propostas às suas criações. Nos encontros a seguir, veja como o artesanato local tem agregado às etiquetas brasileiras.

Catarina Mina

“Às vezes a gente trabalha com um lucro muito baixo, e projetos como esse nos dão mais vontade de produzir e criar. Em vez de trabalhar pra uma pessoa que pode explorar a gente, conseguimos trabalhar pra gente mesmo, de casa, é bem mais prático. Ainda mais quando tem o incentivo financeiro e pessoal, porque essas parcerias nos incentivam e fortalecem nosso ego como artesã”, explica Valderina, 21, de Sobral, Ceará.

Catarina Mina. — Foto: Instagram
Catarina Mina. — Foto: Instagram

Quando a artesã fala de projeto, ela se refere ao “Travessia”, proposta lançada pela etiqueta cearense Catarina Mina, em que seis estilistas brasileiros, entre eles Marina Bitu e Dudu Bertholini, se conectaram com coletivos de artesãs no estado com tipologias de artesanato distintas, como o crochê, o labirinto, palha de carnaúba e filé. O intercâmbio cultural transbordou em uma coleção exclusiva e fora do principal eixo do principal eixo da marca, as bolsas, com vestido, top e saia, que estão à venda no site e loja física da marca em Fortaleza e na Casa Nordestesse, em São Paulo e no site também. No perfil Oficinas Catarina Mina, ainda é possível mergulhar nas histórias das artesãs por meio de vídeos e entrevistas exclusivas.

FOZ

Já na FOZ, do criativo Antonio Castro, o movimento de garimpar os saberes artesanais atravessou alguns estados até aterrissar em Alagoas, mais especificamente no município de Coruripe, onde a palha de Ouricuri é manuseada por artesãos locais e serve de base atualmente para acessórios da marca, como bolsas e chapéus.

FOZ — Foto: Instagram
FOZ — Foto: Instagram

Casa de Maria

O modelo itinerante chega à Casa de Maria, braço empreendedor e de design do Aria Social, com as colaborações. Para cada coleção do projeto, um criativo é convidado para assinar a direção criativa do coletivo movido por mulheres artesãs da periferia do Recife. Na linha mais recente, disponível na Casa Nordestesse, no Iguatemi, a designer Luly Vianna bebeu na fonte do frevo por meio de referências do musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, do artista homônimo à obra para criar desde peças de decoração, como almofadas e vasos, até as conhecidas bolsas – são nove modelos.

Casa de Maria — Foto: Instagram
Casa de Maria — Foto: Instagram

Santa Resistência

Para refazer os passos de Catulo, compositor do hino “Luar de Sertão” e homenageado por Santa Resistência no último SPFW, a diretora criativa da marca, Mônica Sampaio, foi buscar uma parceria diretamente do Ceará, um dos estados que fez parte da história do escritor, para levar o cordel à coleção. A artista cearense Drawxi assina três estampas exclusivas para a marca com a festa junina, o Mandacaru e xilogravura como algumas das inspirações. O handmade se fez presente com as bolsas assinadas por Dih Morais, que usou o barro como principal matéria-prima para dar forma ao acessório. O designer também é conhecido pelo uso de cabaça e crochê em seu trabalho.

Santa Resistencia. — Foto: Launchmetrics Spotlight
Santa Resistencia. — Foto: Launchmetrics Spotlight

Lenny Niemeyer

 

Verão 2024 Lenny Niemeyer. — Foto: Divulgação | Zé Takashi
Verão 2024 Lenny Niemeyer. — Foto: Divulgação | Zé Takashi

No Maranhão, a santista Lenny Niemeyer encontrou um caminho inédito para o Alto Verão 2024 da sua marca homônima. Ao lado das artesãs da Associação de Barreirinha, fibras naturais, como a palha de buriti e a seda rústica, servem de base para vestidos, body, top e hot pants ganharem shapes robustos e volumosos, que até então eram inéditos para o beachwear.