Novo carregador promete 100 km de autonomia aos carros elétricos
Fabricante quer igualar a duração do carregamento de modelos elétricos com o tempo necessário para encher o tanque de um carro a combustão
Um dos pontos negativos dos veículos elétricos, além do preço elevado, é o longo tempo de recarga de suas baterias. Na corrida por carregadores que forneçam carga em tempo recorde, está a companhia suíça ABB. A empresa acaba de lançar o Terra 360, um supercarregador de 360 kW que promete entregar 100 km de autonomia para o carro em 3 minutos, que é tempo médio para encher o tanque de um carro a combustão.
De acordo com a empresa, essa potência será capaz de carregar totalmente a bateria de qualquer carro elétrico em até 15 minutos. Além disso, um único dispositivo consegue fornecer energia para até quatro automóveis simultaneamente. Por isso, eles dizem que é o “carregador mais rápido do mundo”.
Em termos de comparação, o carregador mais rápido do Brasil — também desenvolvido pela ABB em parceria com a Electric Mobility Brasil e Siemens — tem potência de 350 kW e pode carregar até dois veículos ao mesmo tempo.
Vale pontuar, no entanto, que não são todos os elétricos que podem ser recarregados na maior potência. O Audi e-tron só consegue suportar recargas de até 150 kW e o Renault Zoe, de 50 kW, por exemplo. Desta forma, o processo ocorre de maneira mais lenta, uma vez que utilizará velocidades menores.
Em viagem feita pela Autoesporte, o Audi e-tron Sportback foi carregado em um dos novos pontos de recarga ultrarrápida — Foto: Rodrigo Ribeiro/Autoesporte
O Terra 360 terá um sistema de iluminação para orientar e informar o motorista durante o carregamento, no qual ele poderá verificar o estado de carga e o tempo restante para atingir 80% de bateria.
Por seu tamanho compacto, a marca afirma que o equipamento poderá ser instalado até em pequenos estacionamentos ou depósitos. O equipamento estará disponível na Europa no final deste ano e chegará aos Estados Unidos, América Latina, Ásia e na Oceania em 2022.
A ABB não anunciou a faixa de preço do produto, que será destinado a estabelecimentos comerciais, como postos de combustível e shoppings, por exemplo.
Conforme apurado pela Autoesporte, o carregador de 350 kW da marca instalado no Brasil custava R$ 880 mil. Portanto, é muito provável que o Terra 360 ultrapasse o R$ 1 milhão.