Amsterdã, uma das cidades mais famosas do mundo, está em obras para não afundar

Amsterdã, uma das cidades mais famosas do mundo, está em obras para não afundar

A capital da Holanda foi construída abaixo do nível do mar, e as águas escondem milhões de estacas de madeira que ‘seguram’ a cidade. Agora, essas estacas estão cedendo.

Amsterdã, uma das cidades mais famosas do mundo, está em obras para não afundar. A salvação está nas mãos e nos olhos de um grupo de mergulhadores. Eles foram contratados para inspecionar uma estrutura centenária que sustenta a cidade. A capital da Holanda foi construída abaixo do nível do mar, e as águas escondem milhões de estacas de madeira, que “seguram” a cidade. Mas depois de séculos amparando as belezas da capital holandesa, essas estacas estão cedendo, e Amsterdã está afundando.

“Amsterdã é muito antiga. O sistema de canais foi criado 400 anos atrás. Há um problema na manutenção, que foi negligenciada por um longo tempo. Então, temos que fazer um programa de reparo, como estamos fazendo agora”, explica o vereador Egbert de Vries.

Por causa desse desgaste, desde 2016 Amsterdã registra desmoronamentos em pontes e recostas de canais. Foram pelo menos quatro, sendo o mais recente em abril. O repórter Marcelo Elizardo traz mais detalhes para o Fantástico. Veja na reportagem em vídeo.

Fonte:  Fantástico