Anchor Deezer Spotify

Nova York vai construir “parques elevados e paredões” para se proteger contra alta do nível do mar

Nova York vai construir “parques elevados e paredões” para se proteger contra alta do nível do mar

Com 836 km de costa, especialistas temem que o nível do mar suba de 20 a 75 cm até 2050 – aumento que pode colocar inclusive a ilha de Manhattan debaixo d’água

Uma das cidades mais populosas dos Estados Unidos está se preparando para uma das graves consequências da crise climática: a elevação do nível do mar. Olhando para a seriedade do risco, Nova York deu início a um projeto de resiliência climática para se proteger.

Especialistas temem que o nível do mar suba de 20 a 75 cm até 2050 – aumento que pode colocar inclusive a ilha de Manhattan debaixo d’água. NY tem 836 km de costa e população de 8,5 milhões de pessoas. Em 2021, o Furacão Sandy e as tempestade Ida e Henri causaram bilhões de dólares em danos e deixaram ao menos 50 mortes.

Para evitar danos maiores, a cidade adotou um plano de resiliência climática US$ 20 bilhões para prevenir efeitos de futuras tempestades. O East Side Coastal Resiliency Project é um dos projetos dentro desse plano maior que busca proteger 110 mil nova-iorquinos na região do East Side de Manhattan.

“O projeto manterá os nova-iorquinos protegidos das tempestades costeiras e da elevação do mar nas próximas décadas, ao mesmo tempo que investirá em amenidades e melhorará o acesso aos espaços públicos no East Side de Manhattan”, afirmou ao EuroNews Green o diretor do Gabinete de Resiliência Climática, Jainey Bavishi.

Manhattan também está replantando milhares de árvores ao redor do canteiro de obras e melhorando os sistemas subterrâneos de esgoto.