Anchor Deezer Spotify

Não jogue fora as sementes de melão, elas são um concentrado de benefícios que você não espera!

Não jogue fora as sementes de melão, elas são um concentrado de benefícios que você não espera!

As sementes de melão costuma ser desperdiçadas por todos nós, mas na verdade são um ingrediente rico em nutrientes com propriedades benéficas para o nosso organismo e podem ser contadas entre as chamadas “sementes da saúde”

Vamos ver o que as sementes de melão contêm e como consumi-las.

Propriedades das sementes de melão

O melão (Cucumis melo) é uma planta trepadeira anual pertencente à família Cucurbitaceae , a mesma da abóbora e da melancia , amplamente cultivada como fruto comestível.

O fruto do melão é um peponídeo de polpa geralmente doce e, no seu interior, é rico em sementes comestíveis , muitas vezes descartadas como subprodutos, mas ricas em nutrientes e benefícios.

De fato, as sementes de melão contêm uma boa porcentagem de proteínas, compostas principalmente de ácido glutâmico, arginina e triptofano, além de vários outros compostos bioativos. Entre estes foram encontrados ácidos fenólicos, flavonóides, tocoferol, fitoestrógenos, compostos voláteis e outras moléculas importantes para o nosso bem-estar.

Rico em proteínas e aminoácidos essenciais

As sementes de melão contêm uma alta porcentagem de proteína – de 15 a 27% dependendo da variedade – e são uma boa fonte alternativa de aminoácidos essenciais.

As proteínas são de fato compostas por aminoácidos e as contidas nas sementes de melão são ricas em aminoácidos essenciais, incluindo triptofano, leucina e fenilalanina, bem como aminoácidos não essenciais, como ácido glutâmico, arginina e ácido aspártico.

O ácido glutâmico é capaz de melhorar a função intestinal e o sistema imunológico , enquanto a arginina parece ser capaz de ajudar a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular. O ácido aspártico, por outro lado, é um precursor de aminoácidos essenciais, como metionina e lisina.

Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

As sementes de melão são ricas em ácidos fenólicos e flavonóides. Entre os ácidos fenólicos presentes nas sementes de melão encontramos o ácido gálico e o ácido vanílico, compostos que possuem propriedades anti- inflamatórias , antimutagênicas e antitumorais.

O ácido vanílico também tem ação antibacteriana, enquanto o ácido hidroxibenzóico tem atividades antifúngicas e antimicrobianas.

Flavonóides como a apigenina e outras substâncias como o resveratrol são responsáveis ​​pela atividade antioxidante , útil no combate ao estresse oxidativo.

Por fim, as sementes de melão contêm vários compostos voláteis, incluindo ésteres e terpenos, responsáveis ​​pelo aroma frutado e adocicado.

A ingestão dessas substâncias tem um poderoso efeito antioxidante e é útil na prevenção de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

Como comer sementes de melão

Para poder comer sementes de melão, é necessário limpá-las cuidadosamente, retirando os filamentos em que estão envolvidas e lavando-as com água.

Sementes de melão secas ao sol

Depois de limpas, as sementes podem ser secas ao sol ou na secadora por alguns dias e depois armazenadas em um frasco hermético.

Sementes de melão assadas

Alternativamente, você pode torrar as sementes de melão em fogo baixo por alguns minutos depois de aquecer uma colher de sopa de óleo em uma panela. As sementes torradas são ainda mais saborosas e também podem ser preparadas mantendo os filamentos que as envolvem. Depois de assadas, adiciona-se uma pitada de sal e as sementes são colocadas em um pote com tampa para conservá-las.

 

As sementes de melão são consumidas como um lanche saudável entre as refeições ou usadas para enriquecer saladas, sanduíches, torradas e outros pratos.

 

Se não tiverem sido salgados, as sementes também podem ser adicionadas a iogurtes, saladas de frutas ou smoothies.

Suco com sementes de melão

Você também pode preparar uma saborosa bebida de sementes de melão:

Suco com sementes de melão

@Simona Scazzuso/Facebook

Ingredientes:

  • um punhado de sementes de melão
  • um pouco de polpa de melão
  • 800 ml de água sem gás

Preparação:

Coloque as sementes e a polpa na água, bata com um mixer de imersão por alguns segundos e filtre. Leve à geladeira por algumas horas. A bebida está pronta para servir e pode ser armazenada na geladeira por alguns dias.

Fontes de referência: Science Direct / Journal of the Science of Food and Agriculture