Moda e sustentabilidade: como produzir com menos impacto ambiental?
A moda conta história, reflete personalidades e, entre fios e agulha, veste corpos e cria estilos. Mas, também, é uma das indústrias que mais polui – a segunda do mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, o setor é responsável por algo entre 8% e 10% das emissões dos gases de efeito estufa na atmosfera. Ao ano, 500 mil toneladas de microfibras sintéticas são despejadas nos oceanos.
Não à toa, reverter esse cenário e adotar medidas mais sustentáveis na cadeia produtiva é mais do que necessário. É a chave do futuro que queremos. A boa notícia é que empresas do mundo todo têm adotado estratégias de sustentabilidade que buscam, dia após dia, diminuir os impactos ambientais causados pela indústria da moda.
O Dafiti Group, maior fashiontech da América Latina, tem consciência de sua atuação no ecossistema da moda na região e tem atuado para repensar e inovar seus processos, reduzindo os impactos ambientes de forma responsável e se preocupando com o meio ambiente e também com as pessoas que fazem parte dessa cadeia. “As empresas precisam ter um papel ativo na agenda de ESG [sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, ou seja, boas práticas ambientais]. O crescimento de uma empresa, mais do que nunca, precisa acontecer alinhado a essa agenda, que tem influência direta no nosso futuro e na sustentabilidade do negócio. Por aqui, já estamos com projetos em andamento, todos alinhados com essa mentalidade. Queremos ir além e gerar provocações em nossos parceiros, marcas e no ecossistema. Juntos nosso impacto amplia”, conta Cristiano Medeiros, Head de Sustentabilidade da companhia.
Geração de impacto positivo nas pessoas e no planeta
O Dafiti Group acredita que para revolucionar é preciso se preocupar com o impacto das atitudes de cada um, é preciso também pensar e trabalhar para um futuro promissor.
De acordo com o estudo “O futuro do e-commerce da moda”, desenvolvido pelo Dafiti Group e WGSN Mindset, a pandemia acelerou ainda mais as demandas por sustentabilidade, diversidade e inclusão, iniciativas que cada vez mais consumidores têm exigido dos varejistas. “Como varejistas de moda temos a responsabilidade não só de sermos mais sustentáveis em um setor com desafios neste tema, mas também de educar nossos clientes e o mundo sobre o assunto. Como resultado, impulsionamos toda a nossa cadeia de valor para compreender nosso impacto e papel de todos, de forma coletiva”, ressalta Medeiros.
Para a fashiontech, isso significa impactar cada vez mais positivamente todo o seu ecossistema de atuação. Não só entender, mas também assumir a responsabilidade de cada elemento da cadeia produtiva, revisando processos, relacionamentos, parcerias e estabelecendo objetivos e visões propositivas para o momento atual.
“Nosso primeiro desafio foi engajar as pessoas dentro da empresa. Nós temos um time de sustentabilidade, mas as outras áreas entendem a importância de trabalharmos o assunto. O tema deixa de ser uma responsabilidade somente de um setor específico para ser compartilhado por todos na companhia.”, afirma Medeiros.
Dafiti ECO
“Ok, quero comprar peças mais sustentáveis, mas elas são caras”. O Dafiti Group acredita que produtos sustentáveis podem ser acessíveis e inclusivos. Na plataforma Dafiti foi criado o Dafiti Eco: um espaço exclusivo para a venda de roupas e acessórios que priorizam a preocupação com o planeta e com as pessoas.
“O consumidor é carente de informação. Em nossas pesquisas eles dizem que querem produtos sustentáveis, mas não querem pagar a mais por isso – e está certo, somos nós que temos que oferecer o melhor produto pelo melhor preço – além disso, exigem transparência. Assim, nós procuramos deixar tudo muito claro. Na nossa loja Eco colocamos filtros para uma fácil navegação e informações que entregam bons conteúdos”, conta Cristiano Medeiros
Movimento ModaComVerso
Além de todas as iniciativas, o Dafiti Group também faz parte do ModaComVerso. Mas, o que é o ModaComVerso? É um movimento liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), uma entidade que busca monitorar as boas práticas da indústria da moda, além de alertar sobre os problemas e focar nas soluções. “É um enorme prazer para nós, do Dafiti Group, fazermos parte do Movimento e estarmos associados, há tantos anos, à ABVTEX. Como maior fashiontech da América Latina, compreendemos que nossa missão é a de gerar um impacto cada vez mais positivo em todo nosso ecossistema de atuação”, diz Andre Farber, CEO do Dafiti Group.
Composto pelas principais varejistas de moda do País, a ideia por trás do ModaComVerso, é dar luz aos esforços empreendidos pelas empresas e engajar ainda mais os varejistas do Brasil, trazendo sempre diálogos e discussões para transformar a cadeia de fornecimento em um lugar mais produtivo e cuidadoso. “Na prática, isso se concretiza com ações e atitudes, conosco assumindo a responsabilidade por cada elemento de nossa cadeia, revisando processos, relacionamentos, parcerias e estabelecendo objetivos e visões propositivas para o momento atual da moda”, finaliza.