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Milão é a capital de combate ao desperdício de alimentos

Milão é a capital de combate ao desperdício de alimentos

Pizzas, pão e até mesmo uma compra básica de supermercado. Tudo por um preço acessível e com um detalhe importante: redução do desperdício de alimentos. Essa nova fórmula que já é conhecida conquistou os milaneses e fez de Milão a capital do combate ao desperdício de alimentos e reaproveitamento de mercadorias que iriam para o lixo. A iniciativa das chamadas “caixas mágicas”, que são distribuídas graças ao aplicativo Too good to go, permite aos consumidores de economizarem e ainda comprarem produtos de primeira qualidade que seriam descartados por supermercados e quitandas. Hoje, mais de 1.200 estabelecimentos comerciais já aderiram ao projeto com um resultado impressionante: mais de 365 mil caixas mágicas vendidas em toda a cidade.

combate ao desperdício de alimentosOs alimentos podem ser comprados pela metade do preço e são entregues antes dos estabelecimentos fecharem| Reprodução Facebook

Como funciona?

Os donos de estabelecimentos comerciais que aderem ao projeto de combate ao desperdício de alimentos – pequenos armazéns de bairro e até redes de supermercados – registram no database do aplicativo a disponibilidade dos produtos “frescos” que no final do dia – se não vendidos – serão descartados. Os usuários do aplicativo podem pesquisar o tipo de alimento e até mesmo os locais de distribuição mais próximos.

O preço chega a cair até 70% do valor original e o pagamento é feito sempre por meio da ferramenta digital. A entrega da “caixa mágica” é realizada geralmente minutos antes do estabelecimento fechar. Cada embalagem vendida ajuda a reduzir o impacto ambiental. Só nos dois últimos dois anos, foi possível evitar o desperdício de mais de 912 toneladas de alimentos com a venda de mais de 2 milhões de “caixas mágicas” em Milão.

Fernanda Massarotto

Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.