Limpar a casa sem produtos químicos, é possível?

Limpar a casa sem produtos químicos, é possível?

Veja opções para uma limpeza que não faz mal para a sua saúde e nem ao meio ambiente

O uso de produtos de limpeza químicos e industrializados estão cada vez mais caindo em desuso, tanto por consciência ecológica, quanto por cuidados com a saúde. É por isso que, nos últimos anos, muitas pessoas começaram a optar por produtos ecológicosreceitas caseiras e equipamentos de limpeza tecnológicos.

Os produtos químicos que usamos no dia a dia possuem substâncias agressivas para o nosso corpo, que podem causar alergias, problemas respiratórios e muitos outros problemas. Para o meio ambiente não é diferente, pois esses componentes poluem a água e também o ar de forma irreversível.

Muitos dos sprays que conhecemos são compostos por toxinas, como benzeno e formaldeído, que deixam o ar da sua casa fique mais poluído do que o ar externo. Felizmente existem muitas opções de misturas naturais e aparelhos que podem nos ajudar na missão de manter a casa limpa. Separamos algumas dicas práticas para você conseguir parar de utilizar esses produtos.

Receitas caseiras podem ajudar

Além de preservar a sua saúde e o meio ambiente, essas misturinhas podem te ajudar a economizar muito dinheiro, pois você mesmo pode fazer seu produto de limpeza caseiro utilizando itens da sua despensa, como o vinagre branco, limão e bicarbonato de sódio.

  • O vinagre branco é o queridinho de muitas pessoas, pois é um poderoso agente de limpeza que remove mofo, gordura, manchas e até mesmo graxa. Ele pode ser usado em todas as áreas da casa e caso o cheiro dele incomode, experimente diluí-lo em água com algumas gotas de óleo essencial.
  • Limão também deve estar presente na sua lista de aliados contra a sujeira, pois serve para polir madeira, ajuda na limpeza de rejuntes dos azulejos e pisos, além de desinfetar e manter o cheiro agradável da sua casa. Apenas lave bem as mãos após o uso, para evitar manchas e queimaduras.
  • bicarbonato de sódio é famoso por ser um dos itens indispensáveis na limpeza, pois ajuda a tirar gordura, manchas antigas e pode ser usado em quase todas as receitas caseiras. Sabe aquela parede que seu filho desenhou? Experimente umedecer uma esponja com água e bicarbonato de sódio. Ao esfregar, você verá a mágica acontecer.

Higienizadores e vaporizadores também são ótimas opções

Cada vez mais os cuidados com a higiene da casa se tornam indispensáveis, pois nos preocupamos com a proliferação de vírus, bactérias, fungos, entre muitas outras coisas. Justamente por isso os higienizadores vaporizadores estão se tornando os itens essenciais para limpeza.

Não apenas para limpeza diária, esses aparelhos também facilitam muito nos dias de faxina pesada. Pois os higienizadores e vaporizadores ajudam na economia de tempo e água, além disso, eles evitam o uso de produtos químicos.

O equipamento é útil para o cuidado com a limpeza da casa, carros, bicicleta e até com brinquedos, pois o higienização é feita por meio do vapor da águaA alta temperatura é responsável por desinfetar eletrodomésticos, pisos e outras superfícies sem o uso de outros componentes, apenas com água.

Para a limpeza de cortinas, estofados e tapetes ele é um grande aliado, pois remove as sujeiras sem muito esforço, também eliminando bactérias, germes, fungos e ácaros das superfícies. O vaporizador também é famoso por limpar roupas e acabar com o cheiro de guardado ou qualquer outro odor.

Fonte:  Gshow