Anchor Deezer Spotify

Ladrilhos cerâmicos feitos de bitucas de cigarro, quando o piso também combate a poluição

Ladrilhos cerâmicos feitos de bitucas de cigarro, quando o piso também combate a poluição

A cada minuto que passa, nada menos que 8 milhões de pontas de cigarro são jogadas no chão em todo o mundo . No entanto, estes pequenos resíduos representam uma ameaça real ao meio ambiente . Na verdade, uma única ponta de cigarro contém até 4.000 produtos químicos tóxicos.

Além disso, uma ponta de cigarro leva de 1 a 50 anos para se degradar completamente. Isto significa que as beatas de cigarro persistem nas nossas ruas e espaços públicos durante décadas. O seu impacto não se limita à terra, uma vez que 500 litros de água estão poluídos por substâncias libertadas quando as pontas de cigarro se decompõem.

Em resposta a este problema, a PavécO inventou uma pedra de pavimentação cerâmica sustentável criada a partir de pontas de cigarro recicladas , que oferece uma solução inovadora para a poluição por pontas de cigarro.

Como o PavécO é criado

A criação do PavécO assenta num processo rigoroso e cuidadosamente pensado que abrange toda a cadeia produtiva, desde a recolha das beatas até à venda dos pavimentos. Tudo é gerido localmente, em Bordéus, para minimizar a pegada de carbono .

As pontas de cigarro são coletadas com os sistemas “pose clop” da Recycléo. Em seguida, são transformados em blocos de pavimentação por um prestador de serviços da PavécO. Para garantir que não haja impacto no meio ambiente, são utilizados dois métodos de controle:

  • a análise atmosférica dos fumos gerados durante a queima de pedras de pavimentação
  • lixiviação, que envolve a imersão de pedras trituradas do pavimento em água para avaliar seu impacto na solução.

PavécO é muito mais do que apenas uma pedra cerâmica. Ao recolher, neutralizar e reutilizar beatas de cigarro, o PavécO aborda diretamente a fonte da poluição . Estes blocos de pavimentação de terracota foram concebidos para serem utilizados na pavimentação de ruas expostas ao tráfego pedonal e rodoviário.

A utilização de beatas de cigarro como matéria-prima baseia-se numa análise do ciclo de vida realizada em colaboração com a Deloitte e o grupo APAVE. O estudo demonstrou as propriedades absorventes naturais da argila , possibilitando encapsular pontas de cigarro em materiais de terracota.

Ladrilhos cerâmicos feitos de bitucas de cigarro1

@PavécO