Anchor Deezer Spotify

Jornal A União destaca 18 anos do Espaço Ecológico: “Espaço Ecológico, informação em defesa da natureza”

Jornal A União destaca 18 anos do Espaço Ecológico: “Espaço Ecológico, informação em defesa da natureza”

Há 18 anos, programa da Tabajara FM leva notícias, orientação e debate sobre as questões ambientais.

Criado há 18 anos, o programa Espaço Ecológico, da Tabajara FM, tornou-se, ao longo desse período, uma referência na divulgação de ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, levando ao ouvinte informações, dicas e orientações para que cada um possa engajar-se na luta ambiental, compreendendo a importância dessa atitude. “O desafio é sensibilizar o setor
público, privado e o ouvinte sobre educação ambiental e sustentabilidade e as graves questões ambientais”, afirma Gualberto Freire, diretor executivo do programa.

Adriana Costa e Clemilson
Sousa apresentam o
programa, que vai ao ar todos
os sábados, das 8h às 9h

O aniversário de 18 anos foi celebrado no último dia 7, um marco não só para o programa, como também para o ativismo ambiental na Paraíba. O Espaço Ecológico é veiculado todo sábado, das 8h às 9h, na Rádio Tabajara FM 105.5, apresentado por Adriana Costa e Clemilson Sousa.

Também é transmitido todo sábado e reprisado aos domingos, às 8h, pela web Rádio Delta Recife. Na internet, o programa mantém um portal, que repercute os assuntos discutidos no rádio, e ainda amplia os debates, estimulando e ampliando os conhecimentos sobre as questões ambientais.

Este ano, o programa tem buscado parcerias e apoio financeiro para que possa ser veiculado também nas rádios de cidades-polo como Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Patos, Cajazeiras e Sousa.

Em casa e na escola

O programa Espaço Ecológico tem a função social de levar informação à população, além de oferecer dicas, poesias, crônicas e entrevistas com especialistas ligados ao meio ambiente. Ele também divulga campanhas sobre o consumo consciente da água, energia e prática da coleta seletiva.

Tanto é que, em outubro de 2014, o programa serviu como instrumento de educação para uma atividade pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aurélio Teixeira de Carvalho, no município de Lucena, Litoral Norte da Paraíba.

De acordo com o diretor executivo Gualberto Freire, a coordenadora da escola colocou os alunos para ouvir o Espaço Ecológico, aos sábados, pois teriam que anotar as ideias e temas abordados no programa para executá-las na escola. “Os alunos criaram um projeto na escola chamado ‘Ouvindo o meio ambiente’, onde escutavam o programa para discutirem com os professores temas como coleta seletiva, como evitar o desperdício de água e energia, compostagem… Esse foi um grande mérito do programa”, relembrou.

Gualberto Freire ressalta o papel importante do programa no debate sobre questões ambientais

Gualberto Freire disse também que o Programa Espaço Ecológico surgiu por causa de uma criança de 11 anos, que questionou ao vivo como era feito um clone. Foi através desse acontecimento que ele percebeu que o rádio é um instrumento de educação, inclusive, ambiental. “Na época, a novela ‘O Clone’ estava em alta, então, trouxemos um psicólogo, um geneticista e um pastor para discutir, cada um em sua perspectiva, sobre a clonagem humana. Durante o programa, fomos surpreendidos pela ligação da criança”, disse. Após pesquisa de campo, foi elaborado um roteiro e composição do programa, pois observouse a ausência de um programa de educação ambiental na rádio paraibana. Um ano depois, foi inaugurado o Programa Espaço Ecológico na Rádio Tabajara”, contou. Além disso, o programa de rádio veicula campanhas educativas de preservação da barreira do Cabo Branco, da mata do buraquinho, das tartarugas marinhas, do combate à dengue, para se evitar desperdício de água e energia e alimentos e a realização da compostagem. Outra ação que merece destaque é a campanha sobre o combate ao mosquito da dengue que transmite chikungunya e zika, incentivando o ouvinte a eliminar os focos do mosquito da sua casa.

Dicas, cursos e artigos no portal

Você sabia que dá para  planejar uma festa de casamento ecológica? Desde o vestido da noiva até o cardápio, tudo pode ser pensado de maneira a não agredir a natureza. Outra dica importante: pequenas mudanças dentro de casa podem ter impacto positivo para o meio ambiente. Basta saber colocá-las em prática. Separação do lixo, reciclagem, reutilização da água… Atitudes que fazem a diferença para a vida no planeta.

Essas dicas e muitas, muitas outras dicas estão no portal “Espaço Ecológico”, do programa da Tabajara FM, na internet. Há uma grande quantidade de dicas fáceis de seguir, com instruções,  orientações e imagens que ajudam o internauta.

Quem navega pelo portal também encontra artigos sobre vários temas, assinados por pesquisadores e estudiosos abordando questões ambientais. Os assuntos vão desde o desenvolvimento econômico do Nordeste até segurança alimentar, mudanças climáticas e o tratamento dado aos animais.

Uma das categorias mais interessantes do portal é “Arte de Reciclar”. Na página, o internauta pode aprender a realizar trabalhos artesanais, como casinhas de bonecas de papelão, objetos
de decoração com pneus, rolhas e garrafas antigas. Uma série de dicas sobre reutilização e reciclagem de materiais, que garantem benefícios ao meio ambiente e prazer a quem se dispõe a
apreender. Ideias como decorar vidros ou confeccionar flores com caixas de ovos podem até mesmo surgir como uma opção de renda.

O portal ainda traz entrevistas, crônicas, poesias e informações sobre cursos  e congressos. Para os mais curiosos, a página “Geografia Ambiental” está repleta de informações sobre biomas, espaços ecológicos e santuários, com matérias sobre a vida nos oceanos, a poluição que afeta os rios, o degelo de icebergs e uma grande quantidade de outros assuntos.

Para quem gosta de aventuras, o portal traz informações detalhadas, com dicas e imagens, das trilhas mais procuradas na Paraíba, com dados de vários municípios.

Há ainda páginas sobre espécies em extinção, medicina verde, entrevistas e debates importantes sobre o destino do lixo, projetos ambientais, maneiras de evitar o desperdício e notícias variadas sobre ecologia e educação ambiental.