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Jogos digitais e meio ambiente: conheça o projeto de estudantes da Paraíba premiado pela União Europeia

Jogos digitais e meio ambiente: conheça o projeto de estudantes da Paraíba premiado pela União Europeia

Na pequena Mogeiro, cidade de 13 mil habitantes no interior da Paraíba, uma equipe de jovens estudantes desenvolveu jogos virtuais de educação ambiental e receberam um prêmio da União Europeia (UE).

O projeto se chama “ODS Gamificados” e ficou em 1º lugar na categoria Ciência Cidadã, do prêmio Diplomacia Verde, organizado pela UE no Brasil. A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os estudantes são da Escola Cidadã Integral Técnica Otávio Silveira (ECIT).

Com a premiação, a escola ganhou um computador de última geração para a continuidade no desenvolvimento de trabalhos como esse.

Jogos digitais sobre meio ambiente

Os jogos digitais desenvolvidos pelos estudantes surgiram a partir de duas disciplinas optativas, chamadas de Vem Jogar e Crie seu jogo. Elas fazem parte do componente curricular diferencial do Ensino Médio Integral.

Os games são baseados nos objetivos de sustentabilidade instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Dois jovens estudantes jogam game no smartphone Estudantes jogando game criado pelo projeto ODS Gamificados.
Crédito: Divulgação.

Um dos jogos se chama ODS Vida Terrestre que envolve a questão do tráfico de aves silvestres na região da Caatinga.

Já o ODS Vida na Água tem o objetivo de refletir sobre os impactos do lixo plástico nos oceanos. A inspiração desse game foi o Riacho Mogeiro, que passa próximo à escola.

O piloto dos games foi desenvolvido nos próprios celulares dos estudantes.

“Como proposta multidisciplinar, o projeto conecta os jovens a diferentes oportunidades de aprendizado, estimulando também a cultura e a inclusão digital, assim como a criatividade e a inovação socioambiental no ambiente escolar e na sociedade. Além disso, conta com estudantes da zona rural e urbana, envolvendo a comunidade escolar de maneira geral em atividades de educação ambiental”.

Suênio Alves – Professor e coordenador do projeto

Protagonismo estudantil

O desenvolvimento do projeto instiga os estudantes a relacionarem problemas e questões sociais com a realidade e a desenvolverem a partir disso habilidades e possibilidades de criação e estudo.

Esse tipo de trabalho também está diretamente relacionado ao projeto de vida daqueles que pretendem atuar no desenvolvimento de jogos digitais.

Participantes do projetoEstudantes e professores participantes do projeto ODS Gamificados.
Crédito: Divulgação.

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Daniel José se formou nesta escola e diz que a iniciativa contribuiu na realização de um sonho de criança que era trabalhar com tecnologia e jogos.

“Sempre tive vontade de criar meu próprio jogo e poder, de alguma forma, ajudar na educação com o meio digital. Meu projeto de vida é seguir na área da informática e do desenvolvimento de games, e graças ao apoio do Ensino Médio Integral e dessa iniciativa, me sinto mais preparado para alcançar meu objetivo”

Daniel José – Egresso da escola

As disciplinas optativas de desenvolvimento de jogos ofertadas na escola fizeram diferença também para Ygor da Silva, atual integrante da equipe “Game Start”. Ele relata que desde pequeno já se encantava pelo universo dos games, mas no ensino médio, a partir das tutorias, das disciplinas optativas e desses projetos, isso tudo se tornou um objetivo de vida.

Ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, os estudantes contam com apoio e orientação dos professores por meio das tutorias.

O professor de Matemática João Batista conta que o principal objetivo com essas disciplinas é possibilitar com que os estudantes busquem por meio das ferramentas digitais, alternativas concretas para seus projetos de vida.

O educador pontua também que nesse processo são evidenciadas discussões importantes para a formação dos estudantes como é o caso da causa ambiental.