Anchor Deezer Spotify

Intensidade de fenômenos climáticos pelo mundo preocupa, avalia especialista

Intensidade de fenômenos climáticos pelo mundo preocupa, avalia especialista

À CNN Rádio, o professor Pedro Luiz Côrtes explicou o que o relatório que aponta ano de 2022 como o quinto mais quente desde que há registros leva em conta

A velocidade e intensidade dos fenômenos climáticos pelo mundo tem “surpreendido a comunidade científica”, na avaliação do professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP Pedro Luiz Côrtes.

Em relatório, o serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Programa de Observação da Terra da União Europeia apontou que o ano de 2022 foi o quinto mais quente no mundo desde que há registros.

“Isso causa preocupação, essa ocorrência repetitiva e manifestações em todo o planeta relacionadas às mudanças climáticas”, afirmou Côrtes à CNN Rádio.

O professor explicou que o mundo lida com dois cenários simultâneos relacionados a essas mudanças.

“Há a ocorrência de novos fenômenos, em regiões que não estavam sujeitas a determinadas situações, como onda de calor no último verão do Canadá, por exemplo.”

Ao mesmo tempo, “há intensificação de fenômenos que já ocorriam: onde é quente fica mais quente; onde já há chuvas, chove mais, e assim por diante.”