Fortaleza apresenta experiências do projeto Re-ciclo para outras sete cidades

Fortaleza apresenta experiências do projeto Re-ciclo para outras sete cidades

Em webinar realizado na última terça-feira (19/07) em parceria com a FNP, a equipe do Laboratório de Inovação de Fortaleza apresentou o projeto que já entregou 18 triciclos elétricos para catadores da cidade

O Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), apresentou, nesta terça-feira (19/07), as experiências do projeto-piloto do Re-ciclo para outras sete prefeituras no webinar “Re-ciclo: Aprendizados do projeto-piloto de Fortaleza”. Realizado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, o evento contou com a presença da prefeita de Francisco Morato-SP, Renata Sene, do secretário de Meio Ambiente de Guarujá-SP, Sidnei Aranha, além de representantes de cidades como São Paulo, Salvador e Aracaju.

“Esse projeto inovador de Fortaleza une os avanços cicloviários que a cidade teve nos últimos anos com a questão da coleta seletiva, substituindo os carrinhos dos catadores por triciclos elétricos. Ou seja, gera mais produtividade, mais dignidade e aumento da renda para os catadores, que são fundamentais para a cadeia da reciclagem”, afirmou o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.

O secretário de Meio Ambiente de Guarujá-SP e presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Sidnei Aranha, destacou que a integração entre gestores e pesquisadores é fundamental para que as cidades brasileiras avancem. “Fiquei encantado com as experimentações, as dúvidas, o processo e a manifestação dos catadores do projeto Re-ciclo. Os dados são muito interessantes e, ao meu ver, Fortaleza conseguiu não só inovar com o uso do triciclo elétrico, mas também com a pesquisa e o relato das experiências”, disse.

Já a coordenadora do Labifor, Taís Costa, explicou que, dos 50 triciclos previstos para a fase piloto, 18 já foram entregues para 12 associações de catadores da cidade. De acordo com ela, até o fim deste ano novos triciclos serão entregues para que a política possa ser avaliada e expandida para outras áreas da cidade.

Re-ciclo

O Re-ciclo é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e fruto de uma premiação que a cidade recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI). Nesta fase piloto, o projeto prevê a entrega de 50 triciclos elétricos para catadores de resíduos da cidade, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a renda dos trabalhadores que vivem da reciclagem. Após a conclusão dessa primeira etapa, a política será avaliada e expandida para toda a cidade por meio do programa Fortaleza Cidade Limpa.